Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual momento pedir um empréstimo e em qual situação ele deve ser usado.
Uma coisa é fato: um empréstimo deve ser solicitado em caso de necessidade real e pensado para que não traga impactos negativos no orçamento mensal.
Antes de solicitar um empréstimo você precisa entender que as taxas de juros de algumas modalidades de empréstimo são as mais altas praticadas no mercado. Por isso, você deve analisar as condições oferecidas pela instituição financeira para não entrar em uma dívida com juros altíssimos, difícil de pagar.
Mas atenção: você não deve se preocupar somente com as taxas de juros. Afinal, existem outras taxas e tarifas embutidas e que fazem com que o empréstimo fique mais alto.
Para saber mais sobre quando pedir um empréstimo, continue por aqui.
Pegar um empréstimo pode ser bom?
Tudo depende da sua real necessidade e da modalidade de empréstimo escolhida. E é por isso que antes de pedir um empréstimo, você deve estar certo dos seus objetivos e analisar as taxas e custos envolvidos no valor emprestado.
Geralmente, algumas modalidades podem sair mais em conta, como é o caso do empréstimo consignado, que tem taxas mais baixas por ter as parcelas descontadas da folha de pagamento.
Há também os empréstimos das fintechs, que costumam ter taxas e tarifas mais baratas que as praticadas pelos bancos tradicionais.
E há ainda, o empréstimo com garantia, em que um bem é colocado como garantia indireta para a instituição financeira, mas com usufruto do proprietário.
Essas modalidades são consideradas mais em conta porque oferecem baixo risco de inadimplência.
Situações ideais para pedir empréstimo
Mas afinal de contas, em qual circunstância devemos solicitar um empréstimo?
Existem várias situações em que a contratação de um empréstimo pode ser uma boa pedida.
Veja sobre cada uma dessas situações nos tópicos a seguir.
Dívidas com cartão de crédito e cheque especial
Se você precisa pagar o cartão de crédito ou cobrir o cheque especial, um empréstimo pode ser uma boa opção.
Mas será que é uma boa escolha fazer uma dívida para pagar outra? Neste caso, pode ser uma boa pedida. Isso porque quando se trata do cartão de crédito ou do cheque especial, não podemos nos esquecer das taxas de juros mais altas do mercado, que podem chegar a 300% ao ano.
Para que você entenda melhor, um empréstimo pessoal costuma ter taxas a partir de 10% ao ano. Isso significa que pagar o empréstimo pode ser até 30 vezes mais barato do que pagar a dívida do cartão ou do cheque especial.
No entanto, as taxas de juros podem variar de instituição para instituição. E por esta razão, você deve pesquisar bastante antes da contratação para encontrar um empréstimo que esteja de acordo com a sua realidade financeira.
Compra de imóvel próprio
Se você deseja comprar um imóvel próprio, mas ainda não tem o dinheiro suficiente para a realização da compra, o empréstimo pode ser a saída.
Nesse caso, pode valer a pena recorrer a um financiamento imobiliário que tenha taxas de juros mais acessíveis.
Reforma da casa
Muitas vezes, a casa precisa de reparos na estrutura, pintura ou até mesmo reformas pela chegada de um novo membro. Nesse caso, pode valer a pena solicitar um empréstimo, se você não possui reserva de emergência.
Financiamento estudantil
A concorrência para entrar nas universidades públicas é cada vez mais acirrada e estudar nas faculdades particulares tem se tornado ainda mais caro.
No entanto, o investimento em educação é sempre válido, tendo em vista que pode abrir portas para uma profissão bem sucedida. E ao mencionar sobre profissão bem sucedida não me refiro somente a salários, mas também à realização pessoal.
Assim, se você deseja estudar pensando em melhorar a condição de vida para o futuro, solicitar um empréstimo pode valer a pena.
Despesas médicas
Se você ou membro de sua família adoece e precisa de cuidados médicos de urgência, não ter dinheiro pode ser desesperador.
Por isso, se você não tem um plano de saúde que cubra as despesas médicas, um empréstimo também pode valer a pena.
Limpar nome
Estar negativado pode ser um verdadeiro pesadelo e dificultar a vida financeira mais do que se imagina.
Essa dificuldade acontece porque os negativados não conseguem crédito no mercado.
Assim sendo, o empréstimo pode ser uma boa pedida para organizar sua vida financeira e colocar as despesas em ordem.
Viagens
Usar o empréstimo para realizar viagens pode soar estranho, já que o recomendável é sempre utilizá-lo em último caso.
Mas é importante que você entenda que o empréstimo não é um inimigo das suas finanças. Muito pelo contrário: se utilizado com planejamento e responsabilidade pode ser um ótimo recurso.
Para isso, coloque no papel todos os custos que teria com a viagem e faça a simulação de um empréstimo para verificar se os valores cabem em seu orçamento. E o mais importante: só tome o empréstimo se puder honrar com o compromisso.
Investimento em negócios próprios
O empreendedorismo tem crescido cada vez mais entre os brasileiros. E apesar das muitas áreas abertas para novos empreendedores, um negócio sempre precisa de estrutura financeira como ponto de partida.
Nesse caso, o empréstimo pode ser uma excelente opção para início do empreendimento. Mas lembre-se de que o planejamento é igualmente importante nesse caso. Faça uma análise de mercado e analise a projeção do futuro do seu negócio.
Compras à vista com desconto
Pedir um empréstimo para compras à vista pode valer a pena em caso de eletrodomésticos ou outros produtos de maior valor agregado. Isso porque pagando à vista, é possível obter desconto considerável no valor total da mercadoria.
Mas antes de pedir empréstimo, faça as contas e analise se o desconto compensará os juros cobrados pelo empréstimo.
Liberdade no orçamento mensal
Muitas vezes, o empréstimo pessoal pode ajudar dando uma folga no orçamento. Por exemplo: se você é autônomo e o faturamento não anda bem, o empréstimo pode vir para dar alívio financeiro e ajudar a colocar as contas em ordem.
Mas atenção: o empréstimo será uma boa opção somente se você não tiver uma reserva de emergência.
Como você pode ver, existem muitas situações em que é possível pedir empréstimo. Mas em todas elas você deve analisar o tipo de empréstimo solicitado e as taxas e encargos envolvidos. Lembre-se de que o empréstimo deve funcionar com um auxiliar de suas finanças e não o contrário.
Agora que você já sabe de todas essas informações, já pode solicitar um empréstimo de forma consciente.
Até a próxima!