Como fazer compra com cartão virtual?

Publicidade



Publicidade

O cartão de crédito virtual é uma realidade cada dia mais consolidada entre os brasileiros.

De acordo com uma pesquisa feita pelo SPC Brasilem parceria com a CNDL, cerca de dois a cada dez usuários do cartão de crédito já aderiram ao cartão de crédito virtual.

Dessa maneira, o avanço da internet exige que os bancos e instituições financeiras se adaptem às novas realidades.

Isto é, fazer compras pelo computador é algo que conquista cada vez mais pessoas pelo mundo.

Assim, conhecer o cartão de crédito virtual, suas particularidades e sua utilidade é essencial para revolucionar a forma como você faz suas compras.

Confira mais a seguir.


Publicidade

O que é um cartão de crédito virtual?

O cartão de crédito virtual é a evolução do velho cartão de crédito físico. Ou seja, esse modelo de cartão existe apenas no mundo virtual.

Em resumo, ele funciona assim como qualquer outro cartão de crédito. Dessa forma, ao adquirir um cartão virtual ele possuirá um número e código de verificação atrelado ao seu nome e CPF.

Como resultado, o cartão de crédito virtual está sujeito às mesmas consequências previstas para o físico. Por exemplo, se não pagá-lo a fatura será cobrada no próximo mês, acrescida de juros e demais tarifas.

O cartão virtual veio para atender um objetivo muito importante: garantir segurança ao cliente.

Dessa maneira, ele surgiu para proteger as transações que as pessoas realizam pela Internet.

Como veremos abaixo, toda a estrutura de funcionamento dessa categoria de cartão tem como foco assegurar que os usuários se protejam de hackers, golpes e malfeitores.

Para que serve o cartão de crédito virtual?

O cartão de crédito virtual serve para oferecer um misto de segurança e praticidade ao usuário.

Dessa forma, ele oferece um número ao cliente diferente do número do cartão físico. Assim, o usuário realiza suas compras pela internet utilizando esse cartão.


Publicidade

Além disso, ao utilizar o cartão de crédito virtual a pessoa se protege de eventuais perdas, danos ou furtos do cartão físico.

À medida que a internet entra na vida das pessoas, conectando-as com o restante do mundo, pessoas de todas as índoles podem acessar os serviços virtuais.

Por isso, nem todos fazem um bom proveito da internet e de seus benefícios. Há pessoas que, se aproveitando do fato das pessoas comprarem virtualmente, se tornam hackers e clonadores.

Dessa maneira, o número de pessoas que relatam golpes que envolvem o cartão de crédito é extremamente alto.

Diante desse cenário, o cartão de crédito virtual se apresenta como uma excelente forma de defesa para os usuários.

Como o cartão virtual funciona?

Você já ouviu que o cartão de crédito virtual oferece maior segurança, certo? Então, vamos entender como funciona o cartão de crédito virtual de maneira prática.

Primeiramente, o cartão de crédito virtual oferece um número temporário ao usuário. Dessa maneira, você pode fazer uma única compra com esse número.

Justamente por utilizar esse sistema que o cartão de crédito virtual se torna seguro.

A lógica é bem simples. Como o número é temporário, assim que o cliente fizer sua compra aquele número perderá a validade. Ou seja, caso deseje realizar uma nova compra, um novo número será oferecido ao cliente.

Além disso, se por acaso o cliente não comprar nada, não há problemas. Considerando que o número é temporário, após certo tempo de inatividade o mesmo expirará.

Essa é a diferença entre o cartão de crédito físico e virtual.

Por fim, você poderá fazer compras pela internet e a fatura será cobrada no seu cartão de crédito físico. Além disso, a data de vencimento e fechamento da fatura são as mesmas.

Como gerar um cartão de crédito virtual?

O cartão de crédito virtual funciona atrelado ao cartão de crédito físico. Dessa forma, se seu banco tiver o interesse em te oferecer o cartão de crédito virtual, você precisará do físico.

Dessa forma, atendendo a esse requisito, entre no aplicativo do seu banco e descubra se eles oferecem essa opção.

Algumas instituições financeiras, por exemplo, o Banco Neon, já vem com o cartão de crédito virtual incluso.

Assim, o cliente não precisa fazer absolutamente nada. Portanto, quando realizar uma compra virtual, lembre-se de utilizar o cartão de crédito virtual.

Caso o seu banco/fintech não disponibilize esse cartão, o procedimento também não é difícil. Basta entrar no aplicativo, fazer a solicitação e aguardar até que seja liberado.

Como pagar com cartão virtual?

O cartão virtual é apenas para compras na internet, assim, para pagar com ele é igual a pagar usando o cartão físico. Assim, entre no aplicativo do seu banco/fintech e vá até a seção do cartão de crédito virtual. Lá, copie o número disponível, bem como o código de verificação.

Em seguida, retorne ao site em que estava fazendo a compra e finalize-a.

Algumas instituições financeiras, por exemplo o Nubank, oferecem um cartão de crédito virtual com número fixo.

Assim, em vez de, a cada compra o número mudar, você terá um número único e exclusivo para compras onlines.

Nubank, Cartão SX, Credicard Zero

Conheceremos brevemente três instituições financeiras que disponibilizam o cartão de crédito virtual aos seus clientes.

O Nubank já aderiu ao cartão de crédito virtual. Para essa fintech, todo usuário que tiver o cartão de crédito físico pode entrar no aplicativo e desbloquear a opção virtual.

Com esse cartão, mesmo que aguarde a chegada do cartão de crédito físico, é possível comprar utilizando o virtual. A Nubank descomplica e torna ainda mais prática a experiência do usuário no mundo virtual.

O SX é o novo cartão de crédito disponibilizado pelo Banco Santander. É um cartão mais simples e que não exige que o usuário tenha conta-corrente no banco.

Esse novo cartão oferece limite a partir de R$ 250 e a oportunidade do cliente ter a taxa de anuidade zerada.

Por último, a Credicard lançou em 2020 um cartão que, além de não ter anuidade, também estará disponível na versão virtual.

Como podemos perceber, aderir ao cartão de crédito virtual é uma tendência. As pessoas buscam por instituições financeiras capazes de oferecer tanto os melhores benefícios quanto segurança.

Sua recomendação está pronta. Acesse seu e-mail em 5 minutos.

0