Golpe de empréstimo online: onde mora o perigo?

Golpe do falso empréstimo online se espalha: Veja onde mora o perigo. Aqui você encontra dicas de como identificar um falso emprestimo e sites confiáveis para realizar o pedido de empréstimo

No momento em que precisa de dinheiro para situações de emergências, provavelmente, você pensa em duas coisas: pedir um empréstimo com rapidez e sem burocracia. 

Todavia é aí que mora o perigo.

A situação emergencial, às vezes, pode nos deixar sem ver o que está óbvio, que o empréstimo não é seguro, que o dinheiro jamais irá para sua conta.

Daí é pra chorar por dois motivos: 

  • O primeiro é que passou a emergência e não recebeu ajuda, e 
  • O segundo é que, além de tudo, foi roubado.

Infelizmente, a internet está cheia de opções de empréstimo pessoal online que prometem céus e terra, não tem burocracia, é rápido, é a solução perfeita para você.

Mas não se esqueça de que quando a esmola é demais, o santo deve desconfiar.

Por isso, todo cuidado é pouco.

Embora seja um momento difícil para você, preste bastante atenção, senão você acaba caindo em um golpe e, certamente, vai perder seu dinheiro.

E será a própria internet a lhe ajudar.

E, aqui, neste post, nós vamos lhe dar várias informações para que não caia em nenhum golpe.

Onde é possível fazer empréstimo online sem cair em golpes? 

É possível sim você fazer um bom empréstimo sem sair de casa, pela internet, rápido e sem burocracia.

Com uma busca bem-feita, você pode encontrar financeiras que oferecem a simulação da dívida para você comparar a quantia que vai pedir emprestado, os juros e o valor das parcelas.

Mas, para tanto, é preciso tomar muito cuidado. Há pessoas, sem nenhum escrúpulo, que aproveitam justamente de seu momento mais melindroso, mais delicado para aplicar o golpe.

Não é de hoje que os golpes funcionam, especialmente pela internet. 

O golpe do empréstimo está relacionado aos demais tipos de fraudes financeiras.

Segundo o Serasa Experian, para não ir muito longe, somente no primeiro semestre de 2021 registrou-se cerca de quase dois milhões de tentativas de golpes. 

Haja vista os problemas econômicos que surgiram na esteira da pandemia

Se você precisa fazer um empréstimo online, nós vamos te dar algumas orientações para se sair bem-sucedido. 

Apesar, talvez, da emergência, tenha calma e AVALIE todos os tipos de empréstimos online disponíveis.

Para começar, veja quais são os principais tipos de créditos online oferecidos pelas financeiras e pelos bancos:

  • O empréstimo pessoal,
  • O empréstimo realizado pelo seu cartão de crédito, 
  • O empréstimo online consignado, e
  • O empréstimo no qual você oferece carro ou casa como garantias.

Quer fazer um empréstimo pessoal online?

Atente-se a alguns detalhes

O empréstimo pessoal online é uma prática muito comum hoje em dia. Bancos e várias instituições financeiras oferecem esse serviço.

Se se levar em conta o valor, a necessidade do empréstimo e o seu score, é possível fazer todo o processo online e receber o crédito na sua conta corrente até no mesmo dia.

Geralmente, a instituição financeira vai lhe propor uma simulação, a fim de conhecer seu perfil financeiro. Contudo, não se esqueça de que, apesar da urgência do dinheiro, você está a comprar um produto, daí, não deixe por menos, e AVALIE a melhor opção.

É nesse ponto que você deve ficar atento à:

  • simulação de um empréstimo,
  • avaliação acerca de todas as taxas, como, por exemplo, o CET (Custo Efetivo Total),
  • escolha da forma de pagamento,
  • divisão do número de parcelas,
  • instituição financeira escolhida, (consulte a respeito da instituição, se é confiável ou não, para saber se realmente vale a pena enviar seus documentos),
  • análise de crédito, e 
  • sua conta.

Atenção

Já fizemos post sobre o funcionamento das taxas e seus respectivos nomes, se são legais ou não e quais são suas funções na prática de um pedido de empréstimo. Dá uma olhadinha no nosso site. http://ullo.com.br/

Como é possível identificar um golpe?  

São inúmeros os especialistas que informam a respeito de golpes de empréstimo. Além disso, o noticiário televisivo também sempre traz reportagens sobre pessoas de todas as idades que são vítimas desses fraudadores.

Mas, aqui também nós te alertamos. Vamos lá!

Quais são os principais tipos de golpes?

Segundo os economistas, há três modalidades mais comuns:

1. o pedido de taxa de antecipação. Por exemplo, os golpistas sempre usam essa tática, dizendo que para liberarem o empréstimo é preciso que, na verdade, “a vítima” faça um depósito inicial.

É aí que você perde e, por isso, os fraudadores ganham muito dinheiro. 

São tantas taxas, de tantas vítimas, todos os dias, que os golpistas acabam levantando um montante extraordinário à custa de um sem número de vítimas.

2. quando não é uma coisa é outra. E a segunda tática é os golpistas estarem de posse de seus dados pessoais. E aí você já viu. Com isso, os fraudadores podem lhe trazer muita dor de cabeça.

3. os fraudadores também criam sites falsos. Se você não prestar bastante atenção, é possível sim se enganar.

Os golpistas conseguem até criar selos, como se fossem originais e, dessa forma, se passam por bancos relevantes, os quais você não acreditaria se tratar de sites falsos. 

De forma que induzem o consumidor a fazer o empréstimo. 

Além disso, esses ditos bancos conhecidos na praça oferecem facilidades, entrega rápida de dinheiro e continuam a avançar com taxas de juros baixas, não fazem consultas aos órgãos de proteção do crédito, como SPC e SERASA.

Para que você não caia nesse tipo de golpe é preciso estar cada vez mais atento, pois há diversos sites falsos que simulam páginas de bancos e de outras instituições sérias, como a Receita Federal, a FEBRABAN e até sites falsos do Banco Central. 

Dicas de como você identificar se um site é falso ou não

1. Confira o link e o domínio: por mais longo que seja o link, o nome do site deve constar, por exemplo: http://ullo.com.br/ e o restante. Caso você identifique um 2 ou um “u” a mais, pode saber, é site falso.

2. Faça uma pesquisa no WHOIS, expressão de língua inglesa que significa quem é. 

É um protocolo da pilha TCP/IP específico para consultar informações de contato e DNS sobre entidades na internet. 

Uma entidade na internet pode ser um nome de domínio, um endereço IP ou um AS ou seja, é a sigla pela qual se registra os domínios, IPs e informações sobre o proprietário de um site. 

Desse modo, é possível você identificar o CPF, CNPJ, nome, endereço e outros dados de quem pagou para usar o endereço.

3. Faça uma pesquisa no Google. Isso mesmo, o Google informa o ranking com as variáveis de reputação de sites, de maneira que os sites falsos nunca aparecem no topo da pesquisa.

4. SSL ou SSL EV: é uma medida que vai lhe auxiliar a evitar a interceptação de seus dados. Busque por sites que tenham esse serviço de segurança.

É possível fazer a identificação HTTPS na barra de navegação acompanhado do cadeado verde, por exemplo: https://www.bcb.gov.br/ mais o cadeado verde.

5. Selo Site Blindado: trata-se de uma medida de segurança que vai lhe auxiliar a identificar e corrigir falhas que facilitariam uma invasão. 

Dessa maneira, todo site sério, legítimo, passa por esse serviço recebe uma identificação que é o selo Site Blindado. Tipo assim: 

/var/folders/gm/bsg_25692lv_6qyp8l97b2780000gn/T/com.microsoft.Word/Content.MSO/80E65E4C.tmp

6. Por último, a integridade do site que, para se legitimar diante de seus consumidores, não deixam de informar o número do seu CNPJ, endereço físico, ou o nome completo do site, número de telefones. 

Muitas vezes os sites confiáveis possuem uma barra somente para contar a sua história, quando foi fundado, há quanto tempo está no mercado, possuem redes sociais e aceitam que os clientes e consumidores deem a sua opinião, estão no ReclameAqui. 

Tudo isso confere ao site credibilidade.

Verificar tudo isso é demorado, sim. Mas, para a sua segurança e o resguardo de seu dinheiro, é uma investigação que vale a pena ser feita.

Sites confiáveis para pedidos de empréstimos online

No nosso site você também vai encontrá-los, porque já fizemos posts sobre eles.

  • Empréstimos Losango: a Losango é uma financeira que abriu suas portas em 1971 e desde então oferece serviços financeiros aos brasileiros em vários municípios no Brasil. Hoje já são mais de 16 mil lojas parceiras.

Seguindo a evolução da tecnologia, atualmente, a Losango está presente nas plataformas digitais para assim facilitar a vida de seus clientes. 

Nesse sentido, você pode fazer a contratação de qualquer serviço da financeira de maneira prática e segura

  • CashMe Empréstimos: é uma fintech do grupo Cyrela, uma das maiores incorporadoras da América Latina.

Com a intenção de ajudar a seus clientes, sem burocracias, a CashMe foi criada para tornar o segmento mais prático e simples com o auxílio da tecnologia. 

A empresa atende a todo o território brasileiro, e seu serviço é totalmente digital. 

Desse modo, o cliente pode solicitar um empréstimo ou um refinanciamento de imóvel sem a necessidade de sair de casa.

  • Empréstimo C6 Consignado: é uma modalidade de crédito exclusiva para servidores públicos federais, aposentados ou pensionistas do INSS.

Levando em conta a idade máxima permitida para liberação do crédito e o prazo para pagamento, pode haver uma variação, pois o Banco C6 também leva em conta o tipo de convênio e política de crédito da instituição.

  • Crédito pessoal do Credicard: é uma linha de crédito pessoal que já está adicionado no cartão Itaucard. 

Trata-se de um serviço que, naturalmente, cobra juros e IOF. No entanto, é um serviço que também lhe permite a opção de fazer um empréstimo no cartão de crédito.

  • Serasa eCred: oferece total segurança para você pedir empréstimos e cartões de crédito online, seja pelo site ou no aplicativo. 

Como é possível evitar golpes?

Confira as dicas:

  • verifique se a instituição está autorizada: somente o Banco Central supervisiona e autoriza empresas a conceder empréstimos, 
  • faça uma pesquisa sobre a instituição financeira: vale a pena conhecer a empresa na Internet; endereço físico da instituição financeira; os contatos oficiais; e busque também comentários no site ReclameAqui.
  • só faça simulação de empréstimo em sites confiáveis,
  • Nunca, jamais, faça antecipação de depósitos. Isso também quer dizer, jamais faça pagamentos em conta de pessoas físicas,
  • Nunca compartilhe seus dados, como seu WhatsApp, Facebook ou Instagram,
  • Se é aposentado ou pensionista, mais cuidado ainda. Peça ajuda a um familiar. Nunca faça sozinho. Esses fraudadores ficam de olho no dinheiro o qual você trabalhou a vida inteira para receber.

Esperamos que o post tenha lhe ajudado e também tenha te deixado mais atento a falsos sites.

Agora, só nos resta desejar a você que consiga fazer seu empréstimo online de maneira segura.

Até o próximo post.