Publicidade

Investir, como investir e por que investir são questões que devem ser tratadas com muito cuidado e pensando fortemente no futuro.

Publicidade

Para começar é preciso conhecer o seu perfil, quer dizer, seu perfil de investidor.

Para saber qual é o seu perfil de investidor é preciso que você faça uma análise para identificar quais são suas escolhas, em relação aos riscos nos investimentos, a tolerância ao risco, os prazos que prefere investir e suas decisões, se houver queda ou alta nas cotações. 

Outro ponto bastante importante é que você também deve saber distribuir seus investimentos em diferentes classes de ativos, por exemplo, em:

  • ações,
  • títulos,
  • fundos imobiliários, dentre outros ativos de renda fixa.

É importante fazer a diversificação, uma vez que com ela há redução risco e aumento de potencial de retorno em longo prazo.

Você conhece a regra 1-3-6-9?

É um tipo de regra que vai lhe ajudar a criar uma reserva financeira.

Segundo os especialistas financeiros, essa regra vai ser fundamental para você poupar dinheiro, de maneira que poderá sim ter um futuro bem tranquilo e quiçá nem depender do INSS.

Os números 1, 3, 6, 9 representam o nome do método desenvolvido por uma equipe de educação para investidores do Itaú Unibanco.

A coordenação desse método foi realizada pelo planejador financeiro Martin Iglesias, cuja intenção foi proporcionar as pessoas o conhecimento do quanto é preciso investir a fim de ter o suficiente para se aposentar.

Interessante mencionar que cada número significa a quantidade ideal de anos em salários poupados, até as idades de 35, 45, 55 e 65 anos, respectivamente.

Desse modo, é possível apresentar da seguinte forma:

  • Número 1: com a idade de 35 anos, é preciso que o indivíduo tenha o que corresponde a um ano de salário em sua reserva de aposentadoria,
  • Número 3: com a idade de 45, é preciso que o indivíduo tenha três anos de salários poupados,
  • Número 6: com a idade de 55, é preciso que o indivíduo tenha a poupança que corresponde a seis anos de salário, e
  • Número 9: com a idade de 65 anos, é preciso que o indivíduo tenha até nove anos de salários para se aposentar com essa idade e, assim, conseguir manter o padrão de vida semelhante aos seus anos de trabalho.

A regra 1-3-6-9 é um plano financeiro cuja estratégia é ter uma previdência privada ou complementar.

Os quatro números representam 4 grupos de pessoas e quanto cada faixa etária der cada grupo deve acumular em dinheiro ao longo da vida.

A intenção principal dessa estratégia é fazer que o valor acumulado seja suficiente para que o indivíduo possa ter uma aposentadoria tranquila.

Inicialmente, você deve ter em mente quanto e quando poupar.

Mas, atenção: não é preciso determinar valores fixos, somente algumas proporções específicas de acordo com a renda.

Para tanto, os especialistas em educação financeira oferecerem o seguinte método:

Idade                                                                                         Anos de renda acumulada

35 anos                                                                                                    1 ano do seu salário

45 anos                                                                                                    3 anos do seu salário

55 anos                                                                                                    6 anos do seu salário

65 anos                                                                                                    9 anos do seu salário

Trocando em miúdos, a regra pede o seguinte:

A reserva financeira deverá ser equivalente a um ano da renda mensal, de maneira a alcançar realmente uma segurança no futuro.

A expectativa dessa faixa é o acúmulo de pelo menos R$60 mil, para ter a tranquilidade para se aposentar.

A reserva deverá ser relativa a três anos da sua renda mensal.

O ideal será a proporção de seis vezes de renda.

O ideal será ter acumulado o equivalente a nove anos do mesmo valor.

O mais importante, não é tão somente essa regra, mas que você saiba que quanto mais cedo você começar a investir e pensar no seu futuro, mais tranquilidade terá.

Contudo não importa a idade.

O que vale é você começar agora independente de sua idade.

1. Tenha em mente que o melhor sempre é ter um planejamento financeiro consciente e elaborado com detalhes.

2. Tente sempre acompanhar seus gastos, identificando onde é possível economizar.

3. Estabeleça metas que você possa cumprir, especialmente, o valor de uma poupança.

Se poupar dinheiro para o futuro ainda não está em sua lista de prioridades, está na hora de você começar a pensar no assunto.

Isso é bom para que você não corra o risco de, ao chegar no futuro, começar a ter preocupações ou até se arrepender de não ter poupado.

Hoje em dia, jovens e adultos estão bem mais conscientes acerca do futuro e, por isso, buscam investimentos, poupanças e previdência privada.

Já é uma realidade que, em longo prazo, a aposentadoria que o governo paga aos trabalhadores pode não ser capaz de alcançar todas as pessoas que irão se aposentar.

Outro dado impressionante é que a grande maioria da população não guarda dinheiro para o seu próprio futuro.

Nesse sentido, pense e reflita bastante. A melhor coisa que você irá fazer é separar uma grana para o seu futuro.

E não se esqueça de que será você o maior beneficiário.