Open Finance é um sistema que permite o compartilhamento seguro e controlado de informações financeiras entre diferentes instituições financeiras e terceiros, mediante autorização do usuário.
Isso significa que, além dos dados bancários, outras informações como investimentos, seguros, e pensões podem ser acessadas e integradas.
O objetivo do Open Finance é promover maior transparência, melhorar a competição e oferecer aos consumidores serviços financeiros mais personalizados e eficientes.
Ao permitir que diferentes plataformas e provedores acessem dados financeiros com a permissão do usuário, o Open Finance busca facilitar a gestão das finanças pessoais e criar um ecossistema financeiro mais inovador e integrado.
Ao utilizar a conta PicPay, você passa a contar com o Open Finance.
Como funciona o Open Finance no PicPay?
Com a tecnologia do Open FInance, o app PicPay se tornou a conta das contas de usuários ativos.
Em outras palavras, isso significa que todas as contas bancárias podem ser acessadas e movimentadas por meio do app PicPay, o que confere praticidade e facilidade aos usuários. Ao utilizar a conta das contas você pode fazer pix, investimentos nos cofrinhos do PicPay, pagamento de boletos e até mesmo recargas.
O Open Finance é gratuito e você não paga nem para fazer o compartilhamento dos dados.
Mas afinal de contas, o que significa o compartilhamento de dados?
Bem, compartilhamento de dados é a etapa inicial do Open Finance. Nesta etapa, as instituições financeiras podem pedir sua autorização para acessar seus dados. Este é um procedimento simples e você pode ver quais os dados compartilhados antes de dar a permissão. Lembre-se de que a autorização ocorre somente com seu consentimento.
No Open Finance é possível compartilhar dados de cadastro, transações financeiras, dados de investimentos e de produtos e serviços contratados. Além disso, você tem total controle dos seus dados e pode escolher exatamente aquelas informações que deseja compartilhar.
No PicPay, você pode compartilhar seus dados por até 12 meses. Após esse período, se desejar, pode fazer um novo compartilhamento e também definir até quando esse procedimento será realizado.
Vantagens do Open Finance PicPay
- Visualização do saldo de todas as contas por meio do app PicPay, em um único lugar,
- Pix utilizando o saldo de várias contas diferentes,
- Aumento da possibilidade de conseguir/aumentar crédito,
- Maior controle financeiro,
- Monitoramento de CPF,
- Maior segurança.
Mais segurança
No Open Finance do PicPa, todas as transações são regulamentadas pelo Banco Central. As operações permitidas estão de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O PicPay ainda possui certificações de segurança dos principais órgãos mundiais, como: Certificado de Proteção de Processamento de Dados, PCI Security Standards Council, Data Security Standard.
Além disso, você conta com segurança extra por meio de: senhas para pagamentos, autenticação via SMS, reconhecimento facial e acesso localizado protegido.
Como autorizar o Open Finance no PicPay
Todos os procedimentos no PicPay são muito simples e podem ser realizados online, diretamente pelo aplicativo!
Acesse o app PicPay e vá na aba “Carteira”. Toque no ícone “+” na parte superior da tela e clique em “Trazer meus dados”.
Dessa forma, você será redirecionado à página de Open Finance.
A partir daí, basta escolher qual conta você levará para o PicPay.
Vale a pena compartilhar dados entre bancos?
Compartilhar dados entre bancos por meio do Open Finance pode ser vantajoso, desde que seja feito com cuidado e segurança.
Esse compartilhamento permite um acesso mais integrado e personalizado a serviços financeiros, facilitando a gestão de suas finanças e oferecendo acesso a produtos adaptados ao seu perfil.
Isso pode resultar em melhores ofertas de crédito, investimentos mais ajustados às suas necessidades e uma visão mais clara de sua situação financeira geral.
Além disso, ao promover a competição entre instituições financeiras, o Open Finance pode levar a melhores condições e taxas.
No entanto, é fundamental garantir que o compartilhamento de dados ocorra com instituições confiáveis e que você mantenha o controle sobre quais informações são acessadas.
Verificar a conformidade com normas de segurança e privacidade é essencial para proteger seus dados pessoais e minimizar o risco de uso inadequado.