Como o cartão de crédito pode se tornar seu aliado nas finanças?

Publicidade



Publicidade

O cartão de crédito pode se tornar um verdadeiro aliado no momento de suas compras. Todavia, você DEVE saber usá-lo. 

Se por acaso, você compra e não paga a fatura total na data do vencimento ou comete a insensatez de fazer o pagamento mínimo, esteja certo de que começou a abrir um poço sem fundo no mundo das dívidas.

Pague sempre a fatura integral. Esta é a melhor opção!

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 69,7% das famílias brasileiras estão endividadas, e o atraso no pagamento da fatura do cartão de crédito figura entre os principais responsáveis por essa situação.

Mas, para que você não entre nessa triste estatística, este post, que o ULLO preparou para você, vai te deixar ALERTA, como também te AJUDAR a usar com sabedoria seu cartão de crédito.

Vantagens do cartão de crédito

O cartão de crédito, na prática, é um benefício que o banco ou uma determinada instituição oferece para que o cliente compre e pague depois. 


Publicidade

Essa prática não deixa de ser um benefício, especialmente se você se encontra diante de alguma situação de emergência, em momentos que não tem como pagar. Isso é bom se você tem plena certeza de que terá o dinheiro para pagar depois. 

Conheça alguns benefícios que você ganha ao ter um cartão de crédito

. meia-entrada no cinema, 

. desconto em restaurantes, 

. promoção do tipo 2 por 1 para algum serviço ou ingresso para shows, 

. programa de fidelidade,

. pontos que podem ser trocados por produtos, 

. milhas em passagens aéreas,


Publicidade

. diárias de hotéis, entre outros.

. anuidade, um dos pontos principais em relação ao cartão de crédito. A anuidade é uma taxa que você paga a cada 12 meses ou que pode vim mensalmente, em cada fatura. 

. Fazer compras internacionais: com um cartão de crédito internacional, você pode fazer compras fora do país. E isso vale tanto para quem viaja quanto para quem quer adquirir um produto em um site estrangeiro, mesmo estando no Brasil.

. Cashback é um benefício para quem realiza compras com cartão de banco ou em uma empresa no qual, para cada compra, oferece parte do valor da transação de volta ao cliente. Quem tem cartão com cashback, ao usá-lo, recebe uma parte do valor da compra de volta.

Além disso, o uso do crédito pode ajudar a organizar a entrada e saída de dinheiro da conta, e ainda  fornecer benefícios, como descontos e milhas. 

. Tire vantagem dos programas de fidelidade e Programas de recompensas.

. Estabeleça o quanto vai gastar todo mês.

. Vencimento do cartão  bem próximo ao dia de seu pagamento.

. Controle os gastos, não somente anotando, mas também planejando com antecedência tudo que vai gastar. Isso faz com que você tenha uma boa estratégia que é saber quanto do orçamento mensal já está comprometido com compras parceladas deve ser uma rotina.

. Tenha apenas 1 cartão. Ainda  que seu limite seja reduzido. 

. O cartão deve ser usado somente quando há dinheiro para fazer a compra à vista. Isso porque você pode tirar vantagem, como ganhar pontos no programa de fidelidade ou manter o dinheiro aplicado até a fatura.

. Fazer compras no dia do fechamento da fatura e ter até 40 dias para pagá-las, é uma vantagem. 

. use aplicativos dos bancos e das instituições financeiras que você tem cartão para acompanhar os gastos diários. Dessa forma, você tem na tela de seu celular uma lista detalhada dos seus gastos mensais e o total de cada fatura em cada mês.

. Acompanhe diariamente os gastos pelo app. Esta é uma ótima maneira para reduzir gastos ou fazer aquela compra que você tanto espera e, também, o mais importante, para você se conscientizar sobre seus gastos. 

. Pague sempre a fatura completa. Assim você consegue:  aumento do seu score; negociar descontos ou isenção da sua anuidade; pedir aumento de limite ou solicitar um cartão com programa de pontos mais vantajoso.

. Independentemente do limite que você tenha disponível, não se esqueça de que o valor gasto em cada fatura não pode ultrapassar seu orçamento mensal. Para isso, defina seu limite de gastos.

. Caso tenha dificuldade para controlar os gastos, use seu cartão apenas para emergências.

. Estabeleça metas, economize, tente comprar à vista e parcelar apenas se não houver desconto nem juros.

Caso a instituição comercial ofereça desconto maior que 5% para pagamento à vista, faça o favor a você mesmo e pague em dinheiro na hora. Aliás, não são todos os investimentos a curto prazo que oferecem um desconto assim.

. Caso o mesmo desconto ocorra se você pagar à vista usando o seu cartão de crédito, compre no cartão. Assim, além de ganhar o desconto na mercadoria, você acumula pontos no cartão, ganha milhas e outros benefícios, sobretudo se a compra ocorrer no dia do fechamento da sua fatura.

Interessante anotar: muitos cartões de crédito deixaram de cobrar taxas de anuidade, agora o que fazem é oferecer cashback.

Desvantagens do cartão de crédito

. o cartão de crédito possui uma taxa de juros rotativo que é a maior juros cobrados no Brasil. 

.  fazer pequenas compras com frequência é armadilha. No final do mês, a soma destas pequenas compras, pode-se tornar uma dívida muito grande.

. pagamento mínimo da fatura. Esta opção vai se tornar em dívida. Nunca faça isso. 

. Consumir agora e pagar depois. Ledo engano. Você pode até fazer isso, mas jamais esqueça da compra 30 dias depois e esta conta será paga com o seu salário.

. usar o cartão ao longo do mês e pagar a fatura quando o salário cair. Os especialistas não indicam esta prática. 

Perguntas e respostas 

Nunca vou poder parcelar no meu cartão?

Sim e não. A grande maioria das pessoas não sabe parcelar. Verdade. Compram o mês todo: calçados, tênis, TV, supermercado, carro, compra tudo e divide em cinco, dez até vinte e quatro vezes e, simplesmente, esquece e compra mais! Daí a fatura chega … e com ela aquele valor louco.  Por isso o endividamento com o cartão.

Agora, se você é uma pessoa controlada, que pode, sabe e quer parcelar e, sobretudo, reconhece, lembra que parcelou e que todo mês aquele valor vai fazer parte da fatura do seu cartão, da mesma forma, se você leva a sua vida financeira a sério, pode sim parcelar.

Que tipo de compra é aconselhado pagar com cartão? 

Os especialistas em economia dizem que a melhor compra é aquela feita à vista.  E este conselho serve muito bem para o cartão de crédito. Você pode fazer compras parceladas, desde que feitas com cuidado, sem comprometer sua vida financeira.

. Posso fazer saques em caixas eletrônicos com o meu cartão de crédito?

Muitos cartões de crédito permitem que os clientes façam saques usando o valor do limite do cartão, mas, a cada vez que você usa esse serviço, uma taxa é cobrada na sua fatura.

Quais são as taxas e juros do cartão de crédito?

Há duas cobranças que são feitas de forma diferente em relação ao cartão de crédito: 

. taxas básicas e juros e

. taxas de cartão de crédito,

Sobre o saques com o cartão  e sobre a anuidade já foi dito.

Agora, você precisa saber sobre algumas taxas que são cobradas em seu cartão de crédito e você nem sabia. Vamos lá!

. solicitação de segunda via: casos de perda, roubo ou furto, é preciso pagar uma taxa para a emissão da segunda via do cartão.

. se você pede um aumento emergencial do limite do cartão: é cobrada uma taxa, quando você faz uma compra que ultrapassa o seu limite de crédito disponível. Automaticamente é feita uma avaliação emergencial, e os bancos cobram uma taxa por isso também.

. pagamento de contas usando o cartão de crédito: você pode pagar contas de luz, água e boletos usando o cartão de crédito, mas, saiba que será cobrada uma taxa adicional por isso, uma vez que o dinheiro não sairá diretamente da sua conta, mas sim do seu crédito.

Como dizia Machado de Assis, Das negativas:

. Os benefícios oferecidos pelo cartão de crédito NÃO são uma extensão de sua renda mensal. 

. Não compre o que não pode pagar. O limite deve ser gasto com consciência. 

. Ter um cartão de crédito, não significa que você vai poder comprar tudo o que desejar. 

. Nunca empreste seu cartão. O cartão de crédito é seu e deve ser usado apenas por você.

. Nunca use seu cartão para fazer pequenos gastos. Nada de comprar uma lembrancinha, fazer um lanchinho e pagar com o cartão. Não vale a pena.

. Não faça saques com seu cartão de crédito.

. Não gaste sem saber o quanto você ganha e o quanto pode gastar.

. Nunca escolha pelo pagamento mínimo.

. Nunca mande uma dívida pra frente, para o próximo mês. Os juros do cartão de crédito giram em torno de  20,99%, ao mês e ao ano 884,45%. Este é um dado do Banco Central, no período de 08/11/2021 a 12/11/2021, – Cartão de crédito – rotativo total – pessoa física.

O ULLO não concorda com a ideia de que o cartão de crédito seja um vilão. 

O que o ULLO recomenda é:

Se você sabe usar seu cartão e usa com moderação, se você estabelece limites e compra somente o que está de acordo com o seu salário, apenas o que cabe no seu bolso e paga religiosamente o total da fatura, pode crer, o seu cartão de crédito é seu melhor amigo!

Agora, o ULLO quer saber se você gostou do conteúdo. 

Se você quiser saber mais sobre os nossos posts, entre em contato com o ULLO, pois, seus comentários são muito importantes. 

Da mesma forma, se quiser que a gente fale sobre assuntos relacionados às Finanças e à Economia, basta deixar escrito nos comentários. Será um prazer poder tirar suas dúvidas.

No próximo post, o assunto será sobre pontos positivos e negativos em ter mais de um cartão de crédito, e altas dicas sobre ter poder de compra sem que para isso fique no vermelho. 

Gostou do assunto? Então, fique com o ULLO!

Até o próximo post!

0