O que é?
O cartão co-branded é uma das opções de cartão de crédito mais requisitadas ultimamente.
Isso porque você pode comprar em qualquer estabelecimento que tenha o credenciamento da bandeira de cartão, e não somente na rede na qual o produto foi emitido.
O co-branded é também chamado de cartão varejo, uma vez que tem como intenção facilitar o acesso ao crédito dos consumidores a uma loja ou empresa já com a escolha definida.
O co-branded é também uma boa escolha para as empresas, por ser um meio de pagamento diferenciado a clientes, em razão de aumentar a fidelização e a geração de caixa da empresa.
Nesse sentido, o cartão co-branded é um cartão de crédito de uma empresa criado em parceria com uma instituição financeira.
Assim, os cartões co-branded criam uma fidelidade e alcançam muitos clientes.
Além disso, os cartões co-branded podem ser usados em qualquer estabelecimento, desde que aceitem a bandeira estabelecida no cartão.
Como funciona?
O cartão co-branded pode ser usado em muitas lojas que estão habilitadas para essa modalidade, como lojas de vestuário, de companhias aéreas, até as redes de supermercado e de varejo já aceitam o co-branded.
O cartão co-branded já chega até você já com uma bandeira emitida, o que garante segurança e liberdade de compra.
As bandeiras podem ser:
- Visa,
- Mastercard,
- Elo,
- American Express.
Na verdade, a função da bandeira é ligar você, a loja e o estabelecimento.
Isso faz com que a instituição financeira faça o processamento da compra, acesse as informações do banco, de forma a conferir limite do cartão, saldo e outras informações.
Somente depois desse processo, é que a transação é liberada.
O ideal é também ter apenas um cartão co-branded para fazer suas compras. Desse modo, você aproveita mais vantagens que o produto pode lhe oferecer.
Vale aqui ressaltar que o mais importante é você saber usar corretamente o seu cartão co-branded.
Uma vez que o cartão de varejo permite uma aquisição mais tranquila para você, possui um baixo custo de manutenção, além de benefícios nas compras das redes parceiras, o ideal é nunca queira ter mais de um.
É sempre bom possuir apenas um cartão co-branded, por duas razões centrais:
- não se endividar, e
- ter um controle de seu gasto.
Toda compra na qual você usar o cartão, deve ser apenas pela sua necessidade e não por mero consumismo.
Outra coisa: o fato de você requisitar vários cartões pode causar dificuldade na administração das faturas e dos limites.
Por isso, opte apenas por um cartão e deixe-o apenas para fazer compras necessárias e, assim aproveitar de fato as vantagens e os benefícios.
E quais são as vantagens?
De acordo com especialistas, dentre as principais vantagens, a primeira é o próprio investimento que você faz ao adquirir o cartão. Veja só:
- O cartão co-branded é uma parceria comercial, com a qual você conta com um pagamento facilitado nos pedidos da loja emissora.
- Garantia de fidelização com a rede e, assim, conseguir descontos exclusivos.
- Participação em programas de fidelidade únicos, o que motiva você a fazer compras e obter custo-benefício.
- Criação também de Programas de pontos, que funciona a partir da aquisição, pelo cliente, de certo número de pontos em compras, de forma que, dependendo do número de ponto que consegui, é possível trocá-los por descontos ou brindes.
A título de exemplificação, veja alguns benefícios do Programa de pontos:
- relação de fidelidade entre a loja e você,
- você pode realizar compras em diversos estabelecimentos credenciados,
- ganho de remuneração, uma vez que alguns emissores remuneram o estabelecimento com um percentual de pagamentos de tarifas ou gastos,
- geralmente, a marca da loja é muito boa e de que a maioria dos clientes gostam, de maneira que isso faz com que você sempre opte pela loja ou marca para fazer suas compras,
- não há riscos de inadimplência, uma vez que o banco emissor assume os débitos,
- você passa ter maior poder de compra, facilitando assim, tanto o pagamento à vista quanto a prazo.
Qual é o melhor cartão Co-branded?
Bandeira Visa
A bandeira Visa oferece alguns produtos e serviços que podem lhe ajudar com o seu programa de co-branded. Veja só:
- patrocínios e parcerias de marketing,
- a fidelidade do cliente que é essencial,
- você pode ficar tranquilo, porque a Visa oferece consultoria e análise do que precisar, em relação ao seu cartão,
- a bandeira dispõe de recursos inovadores de pagamento para setores emergentes,
- garantia de serviços de risco e contra fraude,
- os cartões Visa são ecologicamente corretos,
- opções pagamento, de forma a aumentar o valor vitalício para você, portador de cartão Visa.
Bandeira Mastercard
A Mastercard, como uma das maiores emissoras de cartões de crédito do mundo, sabe que quanto maior o gasto, maior será a fidelidade do cliente.
Isso porque a bandeira conhece também o hábito de consumo de seus clientes.
Por isso, o cartão co-branded, com a sua bandeira, já é por si só um dos maiores benefícios.
A bandeira oferece, tanto para os clientes quanto para as lojas parceiras vários benefícios. Confira:
- emissão de demonstrativos mensais que permitem que as empresas acompanhem as compras de seus clientes regularmente,
- oferece opções de novas possibilidades de marketing,
- e, para o cliente, o reforço que a bandeira faz mensalmente de mostrar ao cliente quão a marca, a loja, o supermercado é interessante e faz com que o cliente compre sempre, ou seja, que o cliente seja fiel à marca,
- como um lembrete constante de seu negócio na carteira dos clientes, o co-branding reforça sua marca na memória do consumidor e o impulsiona a voltar.
LATAM Pass Itaucard
Trata-se de um programa de fidelidade da empresa Latam que oferece quatro tipos de cartões co-branded, que são emitidos pelo banco Itaú com bandeira Mastercard ou Visa.
Os cartões Latam Pass podem ser:
- internacional,
- Gold,
- Platinum, e
- Black.
Vale dizer que os clientes que participam do programa podem acumular até 7,0 pontos por dólar gasto, além de receberem descontos na compra de passagens aéreas, bônus para adesão e milhas.
Cartão Gol Smiles
Outro emissor de cartão co-branded é a Gol Smiles. Além de ser uma das maiores empresas do mercado, com esse cartão, você vai conseguir multiplicar suas milhas.
Outra informação importante é que a Gol Smiles oferece essa opção de cartão, garantindo diversos benefícios em viagens pela própria Gol, bem como pelo Clube Smiles.
O Cartão Gol Smiles é oferecido pelo:
- Banco do Brasil,
- Bradesco, e
- Santander.
E você pode escolher a bandeira Visa nas modalidades:
- Internacional,
- Gold,
- Platinum, e
- Infinite.
E você pode acumular quatro milhas por dólar.
Azul Itaucard
Segundo especialistas, esse é o cartão co-branded melhor e mais escolhido.
O banco emissor é o Banco Itaú, e as bandeiras são Visa e Mastercard.
Dentre os principais benefícios estão:
- pontos que não expiram,
- desconto em passagens aéreas,
- acesso gratuito a salas Vip, dentre outros benefícios.
AAdvantage Santander
Se você faz viagens internacionais, o AAdvantage é para você.
Ao viajar, você também acumula pontos no programa da companhia que oferece três modalidades de cartão:
- Gold,
- Platinum, e
- Black.
A bandeira é Mastercard.
E você pode acumular até 5 milhas por dólar, e milhas que não expiram.
Ter um cartão co-branded vale a pena?
O principal destaque de um cartão de crédito co-branded é ter uma marca específica e uma bandeira.
Ou seja, você pode usá-lo em vários estabelecimentos que o aceitam, pagar via maquininha de cartão ou meio de pagamento digital.
Além disso, o próprio estabelecimento que aceita o cartão está seguro, em relação a riscos.
Isso porque não é preciso fazer nenhuma adequação, especialmente de pagamentos, das que já possui para vendas, uma vez que tem sua marca, no caso de ser lojista.