Publicidade

Em se tratando de cartão de crédito, hoje em dia, todo cuidado é pouco, especialmente, quando você quer fazer alguma compra pela internet.

Publicidade

A maioria dos golpes geralmente acontece on-line.

Todavia, é possível sim alguém ter seu cartão clonado durante compras feitas pessoalmente em lojas.

Embora os cartões não usem mais tarja magnética e, sim, um chip, que é uma barreira a mais de proteção, a clonagem de cartão é feita, e são muitos os usuários que se tornam vítimas deste crime.

Trocando em miúdos: a prática do golpe do cartão de crédito clonado é feita no momento em que os criminosos copiam os dados de um cartão e passa esses dados para um outro, que também está fraudado. 

É dessa forma que os bandidos se garantem e ficam tranquilos para roubar os dados dos titulares do cartão e fazer compras.

Como saber se o seu cartão foi clonado?

Mas, o que é um cartão clonado? ocorre muitas vezes o uso do termo cartão clonado, entretanto, os cartões com chip não podem ser clonados, uma vez que, por meio da criptografia, o chip impede que dados sejam roubados no momento de passar o cartão o produto na maquininha, no caixa eletrônico e que seja realizada a clonagem física do cartão.

A clonagem realmente ocorre no caso de o golpista conseguir copiar os dados do cartão.

Basta apenas alguns dados para que o infrator gere uma versão clonada e comece a usar seu cartão.

Você sabe o que os criminosos fazem? conheça algumas estratégias:

Pelo phishing: você sabe o que phishing? trata-se de uma técnica usada para enganar usuários de internet, recorrendo à fraude eletrônica para assim ter informações confidenciais, por exemplo: nome de usuário, senha e detalhes do cartão de crédito. 

Desse modo, os bandidos simulam ser de instituições conhecidas, e enviam mensagens e solicitações, normalmente urgentes, em tom apelativo, pedindo para que o usuário faça atualização de dados, senão o cartão será bloqueado, ou oferecendo ofertas tentadoras para chamar a atenção do usuário, levando-o a fornecer seus dados.   

Por cadastro e/ou compras em aplicativos e sites: em quase todas as compras, via internet, principalmente de delivery e streamings, é preciso baixar app ou se cadastrar em site, daí a facilidade de alguns criminosos, por isso, é preciso ter cuidado.

Por foto do cartão: há alguns estabelecimentos ou até mesmo entregadores que pedem o cartão. Neste caso, você deve ter bastante cuidado, pois seu cartão pode ser fotografado em consequente pode ser clonado. Nunca entregue seu cartão a terceiros.

Qual é a melhor forma de se proteger da clonagem de cartão de crédito?

Toda compra oferece certo grau de risco, e as on-line, infelizmente, não fogem a essa regra.

Apesar de apresentar alguns riscos, as compras on-line, ao mesmo tempo, já se tornaram um hábito frequente entre os consumidores.

De acordo com especialistas em fraudes cibernéticas, os dados dos consumidores informados durante compras pela internet, claro que em sites falsos, se tornaram as principais portas de entrada para fraudes.

Por isso, que, em primeiro lugar: certifique-se de que o site é seguro. Para tanto, faça uma pequena busca na apresentação do próprio site, observando razão social, o CNPJ, lendo avaliações de outros consumidores e, principalmente, pesquisando em sites como o ReclameAqui.

Opte sempre pelo seu cartão virtual, de maneira que você pode apagar o cartão logo em seguida à compra para, assim, evitar que seus dados sejam “clonados” e usados indevidamente. 

São muitos os bancos que oferecem essa modalidade de cartão. 

Além disso, o cartão virtual tem validade por tempo limitado e pode ser usado apenas uma vez.

É fácil identifica-lo no próprio app de seu banco.

Nunca aceite ajuda de terceiros, tampouco de atendentes que te afastem do público.

E, por fim, use sempre senhas seguras e fortes, pois elas desempenham o papel de verdadeiras barreiras contra o golpe do cartão de crédito clonado.

Como agir quando o seu cartão for clonado?

Manter a calma é a melhor forma de lida com este problema.

O que você deve fazer imediatamente é agir com rapidez para que os danos sejam menores.

Em seguida, você deve bloquear o cartão. 

As operadoras de cartões têm experiência com esse tipo de dano, e o que elas sugerem é que você acesse aplicativo no celular e entre em contato direto.

Logo depois, é preciso que você informe à operadora do cartão quais são as movimentações que você contesta na sua fatura.

Na maioria das vezes, o procedimento específico é cancelar o cartão e, logo em seguida, emitir novo produto e devolver o valor na sua fatura que pode ocorrer na fatura atual ou na próxima. 

Outro passo importante é realizar um boletim de ocorrência.

7 dicas para evitar que o seu cartão seja clonado

Algumas percepções que teve seu cartão de crédito clonado: há sim algumas maneiras de saber se o seu cartão foi clonado ou não. Confira:

1. você não reconhece compras em sua fatura: procure acompanhar suas compras ou gastos diariamente. Desse modo, caso você não identifique alguma compra, entre imediatamente em contato com o seu banco ou operadora de seu cartão.

2. uso do cartão em dia e hora que você não costuma usar:  geralmente, quando se trata de cartão clonado, os saques são feitos em datas e horários improváveis.

3. comunicação de compras inexistentes: os bancos costumam notificar sobre uma compra que você não fez, e você pode até se assustar, dizendo que não fez a compra. Ou seja, isso é sinal de que seu cartão foi clonado.

4. links recebidos por e-mail e SMS: isso acontece demais, às vezes até mais de um ou mais. Não abra. Nunca clique em algum link ou notificação. Busque sempre pela loja ou site.

5. Use um cartão virtual para compras on-line: as operadoras e os bancos oferecem cartões virtuais para compras pela internet. Trata-se de um produto que funciona como um “espelho” de seu cartão físico, contudo, a numeração é diferente. Outra coisa: no app, ele está bloqueado e, para usá-lo, basta você desbloqueá-lo e depois da compra, bloqueá-lo novamente. É muito mais seguro.

6. segurança: tanto o seu computado ou notebook como o celular devem ter antivírus, reconhecimento facial ou biometria. Esses tipos de segurança aumentam o uso de seu catão e, consequentemente, você fica mais protegido.

7.sigilo: todas as informações sobre sua conta, sobre seus cartões são suas, não compartilhe com ninguém.