Quem aí nunca ficou empolgado quando viu algum item de promoção?
Geralmente encaramos as promoções como uma oportunidade de economizar e ainda obter o produto ou serviço que tanto desejamos.
Mas será que é assim mesmo em todos os casos? Será que podemos comprar o produto ao primeiro sinal de promoção? Será que estamos mesmo economizando e cuidando do nosso dinheiro da melhor forma?
Essa e outras dúvidas você vai aprender aqui, neste artigo.
Continue por aqui.
Cuidado para não gastar mais do que deve
Saber o mínimo sobre educação financeira ajuda muito e pode inclusive otimizar suas finanças.
Um dos motivos da desorganização financeira é exatamente gastar mais do que ganha.
Infelizmente quem gasta mais do que ganha tende a se enrolar em dívidas e outros problemas financeiros.
Para não cair na tentação de gastar mais do que ganha é preciso fazer um planejamento financeiro. E nisso, podemos te ajudar.
Veja essas dicas:
· Metas: Se você não estipular metas, é impossível decidir o que fazer com o dinheiro. Dessa forma, dê destino à toda quantia que entra. Separe o que é destinado às compras, ao pagamento das contas, o que pode ser gasto com lazer, etc. Se organize!
· Não compre parcelado: Tente comprar tudo à vista, mas se não for possível, não realize muitas compras parceladas. Isso porque essas compras costumam ter juros muito altos, o que acaba levando seu dinheiro embora.
· Não tenha mais de um cartão de crédito: Evite cair na tentação de ter vários cartões de crédito. Dessa forma é mais fácil cair na tentação de comprar demais e assim, gastar muito além do que ganha.
· Compre o necessário: Compre somente aquilo que for realmente necessário. Crie o hábito de se perguntar se o que está comprando tem realmente utilidade, se dá para esperar ou se dá para comprar à vista.
Compras compulsivas
É claro que comprar faz parte do nosso cotidiano. No entanto, para que essa ação não nos traga problema é preciso que seja realizada com equilíbrio.
E qual é o ponto de equilíbrio? Como descobrir se a sua forma de consumo está além da conta?
Você certamente já deve ter ouvido alguém dizer que como não consegue poupar dinheiro para comprar uma casa, por exemplo, acaba comprando outras coisas de valor menor, certo?
O que essas pessoas não pensam é que de repente, não conseguem poupar o dinheiro para a entrada do imóvel, porque sua renda está completamente comprometida com os gastos menores e de menor importância.
Portanto, é muito importante conhecer a fundo nossos hábitos de consumo para não cair nesse erro.
Você já ouviu falar sobre Oniomania?
Oniomania é um distúrbio psiquiátrico que se caracteriza pela compra repetitiva e compulsiva. Nesses casos, o paciente tem muita dificuldade em parar de comprar e ainda pode ter sérias consequências em vários âmbitos de sua vida.
Mas calma aí: você não faz autodiagnóstico e nem diagnostica pessoas. Para ter o diagnóstico de oniomania é necessário consulta com médico psiquiatra, que irá acompanhar e analisar cuidadosamente o caso. O tratamento de intervenção pode utilizar remédios e ainda a terapia cognitivo comportamental.
Esse distúrbio afeta basicamente 6% da população. Ou seja, a grande maioria das pessoas que não sofrem com o distúrbio não precisam de tratamento e sim do conhecimento sobre educação financeira para aprender a se organizar e a cuidar do dinheiro da melhor forma.
Como saber se os preços de promoções são verdadeiros?
Os consumidores hoje são bombardeados pelas promoções de diversos estabelecimentos, principalmente por meio da internet.
Mas como saber se os descontos oferecidos são mesmo reais e confiáveis?
Antes de realizar as compras em promoção, pesquise sobre a reputação da loja. Sites como o Proteste ou Reclame Aqui podem ajudar bastante nessa missão, já que apresentam os principais problemas que os consumidores tiveram naquela loja.
Se a compra for realizada online, veja se o site é verdadeiro. Para saber sobre a veracidade de um site, verifique se ele possui o nome do estabelecimento no domínio e se a conexão é segura e possui o http ou www. Observe ainda se o site contém erros de português, já que esse é um forte indício de se tratar de uma fraude. Vale também desconfiar de preços muito abaixo do normal e brindes incomuns, pois também podem representar um indício de golpe.
Além dessas dicas, antes de fazer uma compra, se tiver muita urgência, passe uns dias pesquisando sobre esse produto ou serviço e compare em mais de uma loja. Lembre-se de que em épocas de promoções sazonais como a Black Friday, por exemplo, infelizmente, alguns estabelecimentos costumam aumentar os valores e no dia da promoção, abaixar para o valor real. Ou seja, você simplesmente comprou o produto por um preço que seria encontrado em qualquer época do ano, em condições normais.
Pesquisa de preço
A boa e velha dica de pesquisar o preço do produto ou serviço antes de comprar sempre vale ouro.
Comprar pela internet oferece facilidades, mas também demanda mais cuidado por parte dos clientes.
Mas você sabia que existem sites que podem te ajudar na pesquisa e na comparação de preços antes de realizar suas compras? Confira quais são:
· Buscapé
· Bondfaro
Esses sites funcionam como buscadores. Assim, você acessa a plataforma escolhida e digita o produto que quer. O site direciona todos os produtos com aquelas características e mostra de onde são. Assim, você consegue ver os detalhes como preço e condições de compras e entregas.
Por meio desses sites você consegue fazer a comparação dos preços de forma mais rápida e confiável. E não se esqueça de verificar sobre a reputação do estabelecimento caso não o conheça.
Dicas para economizar na hora das compras
Quando o assunto é poupar dinheiro, cada centavo conta.
E o que faz o dinheiro ir embora são exatamente as compras não planejadas, sem necessidade e feitas por impulso.
Por isso, para não cair nessas ciladas, estipule um teto de gastos mensal e busque cumprir. Assim você passará a fazer compras mais conscientes, já que não poderá ultrapassar esse teto.
Se tiver crianças, ao sair para as compras, vale a pena conversar com elas e explicar sobre a situação financeira. Aliás, esta pode ser uma excelente oportunidade de começar a ensinar sobre educação financeira aos seus filhos.
Cuidado para não cair nas campanhas de marketing! Isso mesmo que você leu! Sabe aquele cheirinho de pão ou bolo fresquinho do mercado, da padaria? Pois é, aquilo tudo é estratégia para que você consuma mais. Pare uns minutos e lembre-se de quantas vezes você nem tinha intenção de sair com pão do mercado, mas comprou porque não resistiu àquele cheirinho?
Mantenha o foco comprando somente o que é necessário e o que está em sua lista. Procure não se distrair com produtos que não precisa no momento.
Se as compras em questão forem de supermercado, sabia que o melhor momento para realizá-las é no meio do mês? Isso acontece porque a maioria das pessoas recebem no final ou no início do mês. Assim, além dos mercados ficarem mais cheios, as promoções nessas épocas também são mais escassas e os preços de alguns produtos, um pouco mais elevados.
Ah, e por favor, não se esqueça de conferir os preços no caixa. É muito comum alguns produtos apresentarem preços de registro diferentes dos que estão na bancada. Fique atento e peça correção assim que encontrar algum valor divergente.
Agora que você chegou ao fim deste artigo, é hora de praticar essas dicas e otimizar suas finanças.
Se você curtiu este artigo, compartilhe com seus amigos.
Até a próxima!