Publicidade

A agilidade e a correta execução das tarefas do dia a dia, sem a necessidade de retrabalhos ou repetições mecânicas das atividades, contribuem para o bom desempenho das empresas, não é? Esses benefícios, por sua vez, são resultados do uso de um software de gestão empresarial.

Publicidade

A automatização de processos já está rendendo bons frutos em pequenos, médios e grandes negócios, mas ainda é uma novidade para muitos empresários e empreendedores em geral. Mas, afinal, por que implantar um sistema ERP em sua empresa?

Neste post, você vai entender o que é esse sistema, para que serve e as vantagens que ele oferece para a sua equipe e para o seu negócio. Confira!

Publicidade

Antes de mais nada, entenda o que é e para que serve o software de gestão empresarial

De forma simplificada, podemos dizer que o software de gestão empresarial é um sistema que serve para centralizar e organizar dados, assim facilitando o gerenciamento das principais áreas do negócio.

Veja algumas vantagens de utilizá-lo:

  • facilita a visualização e a análise de dados gerenciais;
  • automatiza processos;
  • permite que gestores possam tomar decisões baseadas em informações concretas;
  • simplifica e otimiza a gestão, o que resulta em aumento da produtividade;
  • reduz custos e retrabalhos;
  • integra diferentes setores;
  • possibilita a emissão de boletos, relatórios e notas fiscais eletrônicas.

E então, por que utilizar esse programa em sua empresa?

Publicidade

Confira, a seguir, bons motivos para adquirir já um sistema de gestão que automatiza processos empresariais!

Otimiza processos internos

Em vez de usar planilhas para registrar as informações relacionadas à área financeira, à área de compras e à área de estoque, é possível registrar todos esses dados, entre outros, em um único sistema fácil de utilizar.

Publicidade

Isso otimiza os processos internos da empresa em questão de tempo e de qualidade de execução.

Colabora com a emissão de relatórios e o aumento da produtividade

Aqui, veremos um exemplo importante relacionado ao aumento da produtividade. Responda: Quanto tempo um colaborador da sua empresa leva para confeccionar um Relatório Gerencial completo e com dados fidedignos? Muitas horas? Talvez dias?

Com um software de gestão empresarial, diferentes relatórios podem ser emitidos em questão de segundos: como o sistema é integrado e funciona de maneira inteligente, todos os dados ficam armazenados e podem ser agrupados com facilidade, o que contribui para o aumento da produtividade.

Isso também contribui para a análise de dados e, consequentemente, para a estruturação de um planejamento estratégico.

Auxilia o controle da área financeira

Publicidade

Não tem jeito, quem deseja entender os resultados obtidos e os números do negócio, precisa acompanhar o fluxo de caixa da empresa e outros pormenores da área financeira.

Saber o que acontece em relação às movimentações financeiras é imprescindível para:

  • ter o total controle sobre as finanças;
  • entender se o negócio está gerando lucro;
  • saber como o dinheiro está sendo gasto ou investido.

Além disso, com o sistema ERP dá para fazer a gestão de pagamentos e recebimentos, facilitando ainda mais o entendimento sobre onde o dinheiro vai parar no final do mês.

Publicidade

Ou seja, é possível:

E quando é a hora certa de adquirir um sistema ERP?

Como o principal objetivo deste tipo de programa é organizar a gestão de empresas e fazê-las crescer, o recomendado é que a compra de um sistema ERP já esteja prevista no Plano de Negócios desde o início do empreendimento.

Contudo, caso a sua empresa já tenha saído do papel, você pode criar um planejamento a fim de implementar o uso de um software de gestão empresarial. É importante ressaltar que a equipe precisa de um treinamento para que possa utilizar o sistema com eficiência e começar a colher os resultados a médio ou longo prazo.

Publicidade

Se interessou pelos benefícios que um software de gestão empresarial oferece? Ótimo, pois o controle sobre as áreas financeira, de vendas e de estoque, entre outras, permite que gestores tomem decisões corretas e deixem de desperdiçar recursos valiosos. Além disso, vale lembrar que dados centralizados e relatórios fidedignos auxiliam o planejamento estratégico.

E agora, o que acha de conhecer mais uma maneira de otimizar os processos da sua empresa e ficar um passo mais próximo do sucesso? Confira agora mesmo por que a Integração Contábil é indispensável para qualquer negócio!