PIX Garantido? Como assim?

Publicidade



Publicidade

O novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, o PIX, caiu no gosto dos brasileiros. Só entre janeiro e fevereiro, foram mais de 375 milhões de transações feitas, contra 250 milhões de transferências via TED e DOC.

E isso só tende aumentar com as novidades que o BC vem trazendo. A mais recente é o PIX Garantido, que permitirá compras parceladas sem a necessidade do cartão.

O PIX é um sistema de pagamento do Banco Central que permite a transferência gratuita e imediata de dinheiro, basicamente o TED e DOC, porém mais rápido, barato e que funciona 24 horas por dia, todos os dias.

Assim, o PIX é uma ótima inovação para a finalidade de um sistema financeiro mais eficiente e inclusivo. Com o lançamento dessa nova funcionalidade de PIX Garantido, teremos o reforço dessa finalidade.

O que é o PIX Garantido?

O PIX Garantido será uma transação irrevogável. Pense nesse sistema como o agendamento da transferência, mas que você não poderá cancelar.

Dessa forma, é bastante parecido com o cartão de crédito. Entretanto, não haverá mais data de vencimento, faturas ou o “melhor dia de compra”.


Publicidade

Afinal, o dia que ficar agendado os pagamentos, será o dia de vencimento. E seu saldo será debitado conforme as transações são processadas.

Como vai funcionar?

Hoje, para um comerciante receber a venda de um produto, leva cerca de 30 dias e um banco garante esse pagamento ao lojista.

A mesma garantia de um intermediário irá existir no PIX Garantido. Assim, mesmo que no dia do pagamento o pagador não tenha saldo, o intermediário garante o valor ao vendedor.

Assim, para quem vende é bastante interessante, uma vez que ele tem a garantia de pagamento e mais agilidade.

Por esse fator, o mercado de vendas entre empresas (B2B) deve ser um dos grandes beneficiados. Afinal, vendas de milhares de reais são mais complicadas de passar no cartão, mas com o PIX Garantido será possível parcelar.

Aliás, mesmo que a empresa venha a falir, quem vendeu terá a segurança que irá receber o dinheiro.

Quais as vantagens do PIX Garantido?

Com o PIX Garantido o consumidor geral terá a vantagem de uma forma mais prática de parcelar suas compras com mais facilidade.

Atualmente, um cartão de crédito demanda um processo bem criterioso de análise e aprovação. Por isso, muitos brasileiros acabam sem poder comprar parcelado.


Publicidade

Enquanto isso, os comerciantes terão vantagens de um sistema mais simplificado para receber parcelado.

Nesse sentido, o comerciante não precisará mais investir em maquininhas de cartão ou plataforma online para receber parcelado. 

Com a garantia de um intermediário, quem irá receber poderá fazer a antecipação desses pagamentos a juros mais baixos.

E o cartão de crédito? Vai acabar?

Ainda não é o fim dos cartões de crédito.

Apesar do sistema PIX Garantido ser um concorrente de peso, os cartões possuem diversas características que ainda irão mantê-los no mercado por um longo tempo.

Assim, talvez não veremos a mesma situação que aconteceu com o TED e DOC, que rapidamente foram superados pelo PIX.

Acontece que os cartões de crédito não são apenas para compras parceladas. Primeiramente, o PIX só funciona no Brasil.

Assim, para compras em sites e em viagens ao exterior, os cartões de crédito internacionais continuam como a melhor forma.

Os programas de vantagens também são grandes aliados dos cartões. São diversos programas, como pontuação, milhas, cashback, entre outros.

É possível que o PIX ganhe programas como esses também. Entretanto, como os cartões já possuem a plataforma consolidada, poderá levar um bom tempo até o PIX Garantido chegar no mesmo nível.

Por isso, devemos aguardar para ver qual modelo de negócio será implementado ao PIX Garantido e avaliar se a concorrência com os cartões será maior ou menor.

O PIX Garantido já está em vigor?

A possibilidade de usar o PIX para comprar parcelado é realmente algo bastante interessante. Entretanto, o sistema ainda não está operacional.

A previsão de lançamento do PIX Garantido é para o primeiro semestre de 2022. Nesse meio tempo, o Banco Central e as instituições financeiras estarão implementando os sistemas necessários para lançar a novidade ao mercado geral.

Sua recomendação está pronta. Acesse seu e-mail em 5 minutos.

0