Jogos online: como faço para jogar online pelo computador?

Publicidade



Publicidade

É seguro jogar games online?

Como os jogos online se tornaram cada vez mais apreciados, é natural, infelizmente, atrair a atenção de criminosos virtuais. 

Prova disso é a quantidade de técnicas, vamos dizer assim, usadas por hackers para se aproveitar desse ambiente cercado de dados pessoais e bancários e, por vezes, inseguros. 

De acordo com uma pesquisa feita pela Akamai, empresa especializada em segurança de games e cloud computing, o segmento de jogos digitais são os mais atingidos e 10% de todas as tentativas de roubo de contas, a partir de credenciais roubadas,  aconteceram no mundo dos games. 


Publicidade


“Em 2019, o setor de jogos atingiu um valor de US$ 159 bilhões e, até 2023, chegará a US$ 200 bilhões, de acordo com a NewZoo. A empresa de análise de mercado também observou que a pandemia de COVID-19 e os períodos de lockdowns subsequentes geraram aumentos no engajamento e nas receitas em todo o setor de jogos.”

E acrescenta, “entre julho de 2018 e junho de 2020, a empresa observou mais de 10.628.755.494 ataques a aplicações web de todos os clientes, incluindo 152.256.924 apenas ao setor de jogos. 


Publicidade

Os jogos para dispositivos móveis e jogos baseados na Web são grandes alvos de SQLi e LFI, pois os criminosos que realizam ataques com sucesso a essas plataformas terão acesso a nomes de usuário e senhas, informações das contas e qualquer item relacionado a jogos que esteja armazenado no servidor.”

Além disso, há ainda os ataques de Phishing que funcionam em etapas que se iniciam com o planejamento, a preparação, o ataque, a coleta, a fraude e também o pós-ataque.

O Phishing não se limita somente a e-mails. Nesse tipo de ataque, os criminosos estão explorando redes sociais populares, aplicações de mensagens instantâneas e serviços de compartilhamento de arquivos online. 

É de praxe, segundo a cabeça do criminosos, aproveitarem a demanda. Nesse sentido, a equipe de pesquisa de segurança da Akamai observou que “dezenas de novos domínios de coronavírus estão sendo implantados todos os dias, e que essa tendência continuará.”

A pesquisa ainda revela que existem inúmeras ameaças direcionadas aos games, de arquivos falsos a jogos piratas que os criminosos aproveitam para usá-los sem pagar, além de muitos ataques de phishing. E ressalta que os usuários devem se resguardarem e ter consciência de que são alvos e que podem ser atacados.

E no final da pesquisa dá um conselho aos jogadores: “é por isso que os games joguem com precaução e evitar ataques. Para isso, além de tomar medidas seguras, é indicado também usar sempre uma solução de cibersegurança confiável, que impeça o computador de ser infectado. 

Há empresas no mercado que possuem a técnica e credibilidade para deixar os jogos e o computador mais seguros. Deforma que os jogadores possam se divertir de maneira segura.   (https://www.akamai.com/)

A Kaspersky, por exemplo, é uma líder global em cibersegurança que protege contra vírus, malware, ransomware e crimes cibernéticos “acaba de lançar o Kaspersky Security Cloud Gamer Edition, versão especial direcionada à proteção de jogadores contra ameaças online, sem comprometer a jogabilidade. 


Publicidade

A versão traz funcionalidades específicas para as necessidades desse público, como monitoramento da integridade do HD, recurso anti-phishing, VPN embutida, gerenciador de senhas e o “verificador de contas”, para manter contas gamers em segurança.”  

Para os especialistas, há também uma detalhe importante: todos os criminosos, é claro, atuam de forma silenciosa, sem emitir alertas ou solicitação para a vítima, fazendo, assim, com que o proprietário do dispositivo nem sequer perceba que está sendo atacado. 

Os especialistas das empresas de segurança também ressaltam que nãoi há vulnerabilidade da plataforma, que a segurança se faz concentrando-se apenas na coleta de dados dos aparelhos infectados.

Além disso, para que os jogadores possam se proteger  e manter os sistemas operacionais atualizados e usar somente senhas seguras com diversas camadas de proteção, é preciso que todos se conscientizem que jogar com segurança é importante, pois com a segurança é possível adotar pontos que dão acesso à conexão da rede.

Como faço para jogar online?

Para você que quer jogar sozinho ou com amigo, separamos uma listinha de sites de jogos online grátis, a fim de que possa passar momentos agradáveis. 

. NetJogos: este site tem cerca de 50 jogos online em português disponíveis nas categorias: ação, puzzles, aventura, esportes, jogos de casino e jogos multiplayer. https://www.netjogos.com/

. Miniclip: é um site inglês de jogos online, mas também tem em português com às seguintes categorias de jogos: Esportes, Corrida, Ação, Futebol, 3D, Acrobacias e Puzzle. https://www.miniclip.com/

. Round Games: este site possui infinitos jogos online gratuitos com várias categorias, como esportes, simulação, clássicos, puzzle, corridas etc. https://www.roundgames.com/

.OsJogos: possui  centenas de gêneros de jogos que agradam todo tipo de jogadores, como os fantásticos jogos de quebra-cabeças, jogos de paciência, jogos de vestir, além de desafio para jogar com 2 jogadores ou descubra se você consegue ser o primeiro piloto a cruzar as linhas de chegada em nossos eletrizantes jogos de corrida. https://www.ojogos.com.br/

. Click Jogos: é o maior portal de jogos aqui no Brasil. Ele possui várias categorias, dos clássicos, como o Sonic, Super Mário, Warcraft aos mais recentes, como o Batman, Dragon Ball, Naruto. https://www.clickjogos.com.br/

Os jogos online certamente propiciam a diversão, a interação e oferecem tantos outros benefícios para crianças, jovens e adultos. Todavia, é importante que todos estejam a par dos riscos que os jogos também podem oferecer, como fuga à realidade do mundo físico, excesso de horas jogando e, assim, passam a viver apenas no mundo virtual e se afastam do mundo social e, infelizmente, até se viciarem em jogos. Além disso, muitos jovens podem sofrer bullying e serem alvos de adultos mal intencionados e, sobretudo, ataques de hackers. 

Por isso, é importante reconhecer esses potenciais riscos e, se for preciso, buscar ajuda de profissionais experientes em apoiar os jovens sobre esses perigo, para assim ajudá-los a fazer escolhas mais seguras enquanto jogam.

Se você gostou do post, comente aqui. Se quiser que a gente discuta outros assuntos ou nos aprofundemos em algum tema específico, basta deixar aqui nos seu comentário.

Até o próximo post, 

Deixe um comentário

Aguarde, carregando

0