O que é empréstimo Sicoob e como funciona?

Publicidade


Empréstimo Sicoob

Publicidade

O empréstimo Sicoob corresponde a uma linha de crédito que essa cooperativa oferece, de modo a disponibilizar opções distintas, para diferentes perfis de associados.

A cooperativa oferece várias modalidades de crédito, desde o crédito pessoal até o crédito rural. Em geral, os procedimentos são rápidos e simplificados. O dinheiro é liberado rapidamente e transferido para a conta corrente.

Contudo, existem particularidades para cada tipo de crédito. E cada modalidade atende melhor a um perfil de pessoa, e garante suprir diferentes necessidades de crédito.

Confira abaixo quais são os tipos de crédito do Sicoob, para entender em quais perfis cada um deles se encaixa!

Quais são os tipos de empréstimo Sicoob?

O Sicoob oferece várias linhas de crédito, sendo elas destinadas para três tipos de público diferentes.

Os tipos de créditos por públicos podem ser divididos em três: Empréstimo Sicoob para empresas, para pessoa física e Crédito Rural. Confira a seguir cada um deles, e as modalidades de crédito que os integram.


Publicidade

Empréstimo Sicoob para pessoa física

Dentre as opções de crédito que a cooperativa oferece para pessoas físicas, podemos citar: crédito pessoal, crédito consignado, microcrédito e financiamentos.

O crédito pessoal é um tipo de crédito destinado para qualquer fim, como comprar um bem, cuidar da saúde, fazer um investimento, ou outra finalidade. Pois não é necessário comprovar a finalidade do valor que está solicitando.

É uma modalidade bem simples de contratar, pois costuma já ficar um limite pré-aprovado para cada cliente, caso ele tenha passado por análises de crédito.

Dessa forma, é possível solicitar por meio de caixas eletrônicos, pela internet ou pelo mobile banking. Bem como pessoalmente, em alguma agência física.

Além disso, há ainda a possibilidade de solicitar o crédito pessoal, como antecipação do 13º salário, ou da restituição do IR. Além disso, existem também linhas de crédito específicas para saúde, turismo ou educação, por exemplo.

O crédito consignado consegue oferecer taxas mais baixas, pois o desconto das parcelas ocorre diretamente na folha de pagamento.

Por isso, para solicitá-lo, é necessário ter uma renda fixa, como um emprego registrado, sendo funcionário público ou de empresas privadas conveniadas. Destina-se também a aposentados e pensionistas do INSS. 

Já o microcrédito é para pessoas físicas, mas que tenham algum tipo de micro empreendimento, sejam eles formais ou não.


Publicidade

Diferencial

O diferencial desse tipo de crédito, é a sua facilidade para pessoas que estão iniciando em um negócio próprio, mas têm dificuldades de conseguir créditos para essa finalidade, por não conseguirem comprovar renda.

O microcrédito do Sicoob para pessoas físicas tem um limite de R$2 mil. Contudo, existe a possibilidade de conseguir um valor mais alto, caso a pessoa faça parte do PNMPO (Programa Nacional de Microcrédito Produtivo e Orientado). 

No que se refere aos financiamentos, eles são créditos para pessoas físicas que se destinam à compra de bens, como veículos ou imóveis, e também para reformas nesses bens.

A solicitação do financiamento é bem simples, e pode ser feita pessoalmente em uma agência. Assim como também em caixas eletrônicos, no mobile banking ou pelo internet banking.

Contudo, é necessário aguardar que seja feita a análise de crédito após a solicitação.  

Empréstimo Sicoob para empresas

Nas linhas de crédito oferecidas para empresas, o Sicoob conta com as modalidades: antecipação de recebíveis, capital de giro, financiamentos e compras de dívidas.

A antecipação de recebíveis é um tipo de empréstimo que os empresários podem utilizar quando fazem vendas a prazo. Pois, assim, eles conseguem antecipar os valores que têm para receber.

É possível antecipar recebimentos de parcelas de cartão de crédito, cheques pré-datados, descontos de títulos, dentre outros.

Capital de giro é uma linha de crédito criada para atender necessidades urgentes, para a manutenção de uma empresa.

Dessa forma, o empresário pode solicitar o crédito para comprar produtos para o estoque, acertar a folha de pagamento dos funcionários, fazer algum reparo ou reforma emergenciais, ou outras demandas urgentes que possam surgir em uma empresa.

O financiamento é uma modalidade semelhante àquela que a instituição oferece para pessoa física.

Em geral, empresários a solicitam para fazer compras de veículos, de móveis, de maquinários ou outros equipamentos, materiais de construção, dentre outros.

A modalidade de compra de dívidas é quando a instituição compra a dívida de alguém com outro banco, e oferece taxas de juros mais baixas, e melhores condições para o pagamento.

O Sicoob oferece essa possibilidade de comprar a dívida de uma empresa com outro banco. Assim como melhores opções de pagamento e taxas de juros mais baixas.

Crédito rural

O crédito rural é exclusivo para quem é produtor rural. Essas linhas são as do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Desse modo, o produtor rural pode acessar por meio da cooperativa, as diversas linhas de crédito do BNDES, tais como Moderinfra, Finame, Moderagro, Pronaf, dentre outras.  

Quais são as santagens de fazer empréstimo Sicoob?

Existem muitas vantagens em fazer um empréstimo Sicoob. Pois você deve se associar à cooperativa, para acessar uma dessas modalidades de crédito. Então, após se associar, várias vantagens estarão disponíveis.

Ser associado significa que você faz parte da empresa, e pode não só acompanhar, como também participar ativamente, inclusive em suas decisões, de forma que terá mais controle da sua vida financeira.

Outra vantagem é que a cooperativa não tem objetivos de lucro. Desse modo, se sobrar um valor, cada cooperado receberá um valor conforme a participação que possui.

Isso significa que você pode aumentar seus ganhos, na medida em que participa mais, e contribui para a obtenção de bons resultados.

Aguarde, carregando

0