Empréstimo Consignado da Caixa Federal: prazos e taxas imperdíveis

Publicidade


Empréstimo Caixa Federal

Publicidade

A Caixa Econômica Federal (CEF) é uma das instituições financeiras mais procuradas quando o assunto é financiamento e empréstimos. Afinal, ela oferece excelentes benefícios e vantagens em comparação com as outras instituições. E com o empréstimo consignado da Caixa não é diferente!

Essa modalidade possui muitas vantagens para pessoas que já são correntistas do banco, bem como para aquelas que ainda não são clientes, mas querem usufruir de todos os benefícios que um dos melhores bancos dessa modalidade oferece.

Quem precisa lidar com alguma urgência, emergência, ou está procurando por formas mais vantajosas de quitar uma dívida e pagar juros menores, provavelmente, já ouviu falar sobre a modalidade de empréstimo consignado.

Aliás, uma das mais vantajosas do mercado hoje em dia, tanto no quesito taxas de juros, como prazo de pagamento.

Mas, antes de tudo, vamos entender o que é o empréstimo consignado da Caixa!

O que é empréstimo consignado da Caixa?

O empréstimo consignado da Caixa é uma modalidade de crédito pessoal, que possui uma característica que o difere dos demais tipos de empréstimos, e que possibilita obter menores taxas e maiores prazos de pagamento.


Publicidade

Nesse caso, o desconto do valor das parcelas ocorre diretamente do benefício do INSS para os aposentados e pensionistas, ou da folha de pagamento, para os servidores públicos e militares.

Com isso, o risco de inadimplência cai, o que permite ao banco oferecer melhores taxas de juros, e um prazo maior para o pagamento.

Portanto, essa modalidade pode ser muito mais interessante e vantajosa para quem está procurando crédito para lidar com alguma urgência. Bem como para quitar dívidas com taxas muito altas.

No entanto, alguns requisitos são necessários para conseguir aproveitar dessa modalidade de empréstimo, já que ela está disponível apenas para alguns grupos específicos da sociedade.

Enfim, confira a seguir, tudo sobre o empréstimo consignado da Caixa Econômica Federal, suas taxas e o que é preciso para conseguir contratá-lo!

Como funciona o empréstimo consignado Caixa?

Como dissemos, o empréstimo consignado da Caixa tem as suas parcelas descontadas diretamente da folha de pagamentos ou do benefício do contratante, o que garante melhores taxas de juros e prazos de pagamento!

Além disso, para contratar essa modalidade de empréstimo, é necessário ter margem consignável disponível.

Ademais, o valor da parcela deve representar, no máximo, 35% da renda mensal líquida. Sendo que 30% são usados para empréstimo e os outros 5% para o cartão de crédito consignado.


Publicidade

Portanto, com ele você tem a certeza de que a parcela do empréstimo irá comprometer, no máximo, 35% da sua renda mensal. Assim, sobrará dinheiro para que você consiga arcar com as outras contas que possui também.

O crédito pode ser liberado para pessoas negativadas, já que não existe consulta ao SPC/Serasa. E o único pré-requisito do banco é ter margem disponível, e fazer parte dos grupos que possuem direito à essa modalidade de empréstimo.

Com as parcelas sendo descontadas automaticamente do salário e do benefício, o consignado Caixa é muito mais cômodo.

Pois não é necessário ficar pagando boletos e correr o risco de perder a data correta do vencimento, levando ao acréscimo de juros.

Quais são as tarifas e taxas?

Hoje, as taxas de juros para o consignado da Caixa são, sem dúvida, uma das mais competitivas de todo o mercado.

De acordo com o Banco Central, a taxa para o Consignado INSS está em 1,44% a.m. (ou 18,73% a.a.); para o Consignado Privado, é de 1,33% a.m. (17,19% a.a.); e para o Consignado Público de 1,15% a.m. (14,67% a.a).

Como pedir? Como funciona o prazo para pagamento?

Em primeiro lugar, para solicitar o empréstimo consignado CEF é necessário fazer parte dos grupos de pessoas que possuem direito à essa modalidade. São eles: aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos, trabalhadores com carteira assinada que possuem convênio com a Caixa e militares.

Para solicitar, você não precisa ser correntista do banco. No entanto, quem já é cliente Caixa e possui a conta salário com o banco, pode conseguir benefícios ainda melhores e mais exclusivos.

O processo de contratação pode ser feito de diversas formas diferentes, sendo que você pode escolher a que achar melhor.

É possível fazer a solicitação pela plataforma Agora Sim, pelo internet banking, através de correspondentes Caixa Aqui ou em uma agência da Caixa.

No caso do internet banking e do Agora Sim, a solicitação só pode ser realizada por pessoas que já são clientes.

Prazos de pagamento

Os prazos para pagamento, por sua vez, variam de acordo com o solicitante.

Os servidores públicos possuem um prazo de até 96 meses para pagar, os aposentados e pensionistas do INSS de até 84 meses, e os trabalhadores com carteira assinada de empresas privadas (conveniadas da Caixa) possuem um prazo de até 48 meses.

Com relação ao tempo de liberação do crédito, o prazo médio para o consignado Caixa fica entre 3 e 5 dias úteis. Se for portabilidade, o prazo é de até 15 dias úteis.

Esses são os prazos máximos que a Caixa estabeleceu. Mas é possível pagar em um período menor de tempo, caso deseje.

E o prazo final será definido através da avaliação de outros fatores também, como idade e renda mensal.

Um ponto positivo é que todas as parcelas são fixas. Ou seja, as parcelas não mudam de valor, nem as taxas, e todas possuem valores iguais do começo ao final do contrato. Assim, evita-se surpresas indesejadas no meio do caminho.

No entanto, quando falamos em contratação de crédito, é muito importante realizar um planejamento financeiro antes de contratar. Assim, você terá a certeza de que poderá arcar com o valor da parcela, e não acabar se endividando ainda mais no futuro.

Por isso, não deixe de colocar tudo na ponta do lápis antes de contratar o empréstimo consignado.

Aguarde, carregando

0