Publicidade

Você provavelmente já ouviu esse termo em algum lugar e, cá entre nós, para algumas pessoas, ser chamado de geek é chic no “úrtimo”, afinal de contas, hoje em dia tudo se torna moda e ser nerd ou geek é a crista da onda para muitas pessoas.

Publicidade

Claro que, durante alguns anos, ser chamado de nerd, para alguns nerds, era relativo como xingar a nossa santa mãe, hoje, ser chamado de nerd chega a ser um elogio, também pudera, os nerds estão relacionados à inteligência e, quem não quer ser chamado de inteligente?

Mas e se te contasse que esse termo já é utilizado há muito e muito tempo e que, particularmente, no início, ser chamado de geek era praticamente uma ofensa? Pois é meu querido, para saber mais: siga-me os bons.

O que significa o termo geek?

Como dissemos acima, o termo geek serve para designar os famosos nerds; pessoas peculiares que se amarram em atividades intelectuais e que normalmente, são apaixonados por eletrônica, tecnologia, jogos de tabuleiro ou eletrônicos, filmes, séries, animes, e por aí vai.

Como vivemos no mundo da informação e todo o tempo ela está sempre se renovando e se alterando, o termo geek ganhou novos sinônimos, como por exemplo: dweeb e dork, por isso, se por ventura ouvir um desses termos, saiba que querem definir um mesmo estilo de vida: o nerd.

Publicidade

Hoje em dia, ser nerd ganhou status de realeza devido a grandes séries, como por exemplo: The Bing Bang Theory, entre outras séries que retratam e destacam o carinha inteligente fã de quadrinhos, entre outras coisas ligadas à cultura.

Como surgiu a cultura geek?

Acho que não podemos simplesmente explicar ou marcar uma determinada data em um calendário para dizer que, tal dia começou a cultura geek. Na verdade, como todo pokémon que se preze, podemos dizer que a cultura geek nada mais é que a evolução dos nerds.

Por exemplo, os nerds tiveram e ainda tem fama de serem inteligentes, alguns anos atrás, os nerds também eram chamados de CDFs devido à dedicação aos estudos, a falta de coordenação motora para esportes e o fato de serem os excluídos da sociedade, quer dizer, quando seus dotes não eram solicitados por algum aluno com dificuldades. Aí ele servia.

Como disse, no mundo, tudo evolui e chega um dia, que os nerds de ontem, começam a criar em cima de suas experiências, conteúdos que vão mostrando que nerds e cdfs tem muita coisa em comum e muito a oferecer.

Por isso, podemos dizer que a cultura geek, nada mais é que uma designação que indica o estilo de uma pessoa inteligente, que adora não somente: filmes, jogos, tecnologia, como dedica a maior parte de seu tempo a esse tipo de assunto. E por isso, podemos dizer que a cultura geek não nasceu, mas foi se desenvolvendo conforme o nerd foi evoluindo.

Geek e nerd: qual é a diferença?

As diferenças entre os nerds e geeks são extremamente tênues. Os nerds, como eram vistos e considerados, eram pessoas que passavam a maior parte do tempo estudando e, geralmente, solitários, não por que desejavam, mas pela exclusão social.

Publicidade

Já os geeks são pessoas inteligentes, mas que estão bem longe de excluídos de um meio social. Os adeptos da cultura geek geralmente estão sempre se encontrando para conversar a respeito das novidades deste universo que é composto por tudo aquilo que amam.

Tanto o geek quanto o nerd são apaixonados por filmes, séries, livros, quadrinhos e por aí vai, a lista é bem grande.