Publicidade

Você já deve ter percebido que muitas tecnologias surgiram com a transformação digital para mudar a realidade de pequenas e médias empresas, não é?

Publicidade

Um dos objetivos da automação comercial é agrupar essas diferentes tecnologias para aumentar a eficiência dos processos empresariais e a produtividade da equipe. Mas, você sabe o que é isso?

Neste post vamos explicar o que é a automação antes de falarmos sobre sua importância e sobre os benefícios que ela oferece para o seu negócio.

Publicidade

Boa leitura!

Primeiramente, vamos entender o que é a automação comercial

Direto ao ponto: a automação comercial abrange um conjunto de métodos e ferramentas que visam transformar processos manuais em processos automáticos/automatizados. Ou seja, ela envolve o uso de aplicativos, máquinas operatrizes, software, plataformas virtuais e outros equipamentos tecnológicos.

Publicidade

Ao utilizar um ou mais desses elementos, o fluxo de trabalho (operacional, administrativo ou comercial) é otimizado e há o aumento da eficiência e produtividade, já que as tarefas são concluídas em menos tempo.

Ou seja, o resultado é o aumento significativo da qualidade do trabalho da equipe e dos processos da empresa, sendo que até o atendimento prestado aos clientes é otimizado.

Publicidade

Agora, vamos conferir a importância da automação comercial em sua empresa

Nada melhor do que demonstrar a importância da automação comercial exemplificando os benefícios gerados para o negócio, concorda?

A seguir, confira os principais!

1. Melhora a organização de processos e otimiza a gestão

É sempre bom lembrar que um gestor que não conhece seus números, não sabe o que acontece na empresa, certo? Ao aperfeiçoar o registro de dados, a automação comercial gera benefícios para a administração do negócio.

Responda às seguintes questões:

  • É comum faltar ou sobrar itens no estoque?
  • É preciso reduzir custos?
  • Há o acompanhamento do Fluxo de Caixa?
  • A conciliação bancária é feita com frequência?
  • Vocês têm acesso a relatórios gerenciais completos?
Publicidade

Ao automatizar e organizar tarefas, o ERP auxilia em todos os pontos mencionados acima. Com o estoque organizado, por exemplo, dá para visualizar facilmente, por meio de poucos cliques, quantos produtos ainda têm na empresa.

Já a conciliação bancária não exige mais a digitação de dados: com o ERP, é só importar para o sistema o arquivo disponibilizado pelo banco. Fácil, rápido e sem complicações!

2. Aumenta a produtividade

A automação comercial não exclui o trabalho humano, mas muitas vezes o integra às máquinas. No âmbito operacional, isso fica mais nítido, já que equipamentos conseguem produzir/montar/dar o acabamento em produtos de forma ininterrupta.

Publicidade

Mas a automação também auxilia o aumento da produtividade em relação à gestão!

O ERP, por exemplo, integra os principais setores da empresa e automatiza processos internos — ao registrar dados no sistema, a equipe consegue gerar relatórios completos em poucos segundos, tarefa que antes demorava horas, ou até mesmo dias, para ser finalizada.

Além disso, a cada venda os produtos são descontados do estoque automaticamente, facilitando e agilizando a gestão de mercadorias e a compra de produtos, o que libera tempo para os colaboradores se dedicarem a outras atividades importantes.

3. Possibilita o atendimento personalizado aos clientes

Publicidade

Já ouviu falar sobre o software de CRM?

É outra tecnologia que automatiza processos e garante resultados para o negócio. Com esse sistema, é possível não só registrar interações com os consumidores e usá-las estrategicamente, mas também gerenciar e segmentar clientes. Dessa forma, fica mais simples se aproximar do público — na hora certa e com a proposta certa — para aumentar as vendas, por exemplo.

Além do mais, fica mais fácil gerenciar os atendimentos e criar soluções para resolver as principais reclamações.

4. Melhora a comunicação entre setores

A automação também serve para melhorar a comunicação entre setores.

Publicidade

Veja algumas possibilidades:

  1. É possível utilizar plataformas online para gerenciar projetos e acompanhar o desenvolvimento de tarefas.
  2. Também é possível usar programas para integrar a comunicação entre colaboradores de diferentes departamentos.
  3. Percebe como há muitas tecnologias disponíveis para auxiliar o processo de automação comercial? O que acha de pesquisar as opções que mais se enquadram nas necessidades da sua empresa e começar a usá-las o quanto antes?

Uma dica é iniciar pela organização de processos com um sistema ERP, pois a correta administração de recursos (especialmente financeiros) vai ajudar na continuidade da automação em outras áreas.

Publicidade

E se ainda está em dúvida sobre adquirir um software de gestão empresarial, temos mais algumas informações sobre o programa que você vai gostar de conhecer, confira!