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Um dos fatores mais importantes para uma boa venda, é saber para quem você está vendendo! Parece óbvio, mas infelizmente vemos negócios indo a falência por não conseguirem vender os produtos ou serviços que oferecem. Mas isto acontece pois não sabem definir um público alvo ou um grupo social onde o produto/serviço possa se encaixar e gerar receita. 

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Como conhecer melhor o perfil do cliente?

Conhecer o perfil do seu cliente não é só importante na hora da negociação, mas também na sondagem e abordagem. Afinal, as pessoas são diferentes e por isso não devem ser tratadas da mesma forma.

Para qualquer profissional da área é fundamental aprender sobre cada cliente para adequar-se e prestar um atendimento personalizado, pois isso ajudará a ter mais sucesso nas negociações.

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Lembre-se: como um bom vendedor você deve entregar uma solução e conhecendo o seu público terá mais condições de atender de forma certeira as suas necessidades.

Conhecendo melhor os seus clientes em 7 passos

Pergunte sempre

Perguntas abertas podem facilitar a comunicação e a aproximação e permitem conhecer todas as necessidades, desejos e expectativas dos clientes. Quanto mais você souber, melhor será o seu atendimento e maiores as chances de fidelização, além da indicação para outras pessoas.

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Veja alguns exemplos:

1 – Se você adquirisse hoje este produto e/ou serviço, qual seria o seu grau de satisfação?

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2 – Como eu posso ajudá-lo para que você compre esse produto e/ou serviço ainda hoje?

3 – Quero te ajudar a escolher o melhor produto e/ou serviço, mas antes preciso entender melhor quais são as suas necessidades. Você pode me explicar, por favor?

4 – Para você quais são as principais vantagens desse produto e/ou serviço?

Gatilhos mentais para vendas

Você sabe o que são os gatilhos mentais? Bom, se trata de algumas técnicas que possibilitam prever algumas atitudes de compra ou de intenção de compra nos nossos clientes. Basicamente são formas de abordagem que trazem o cliente mais para próximo do estágio final de compra, um bom exemplo destes gatilhos é o de Prova Social, que se baseia em mostrar pessoas que já compraram o produto para conquistar novas vendas, uma prática usada com depoimentos, citações de clientes, videos dom historias de cases de sucesso e muito mais!

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Aqui podemos comentar sobre outro gatilho bem interessante, o de urgência, que traz o senso de querer comprar naquele exato momento, com chamadas apelativas e de imposição como “Compre Agora”, “Só resta mais um”, “corra, antes que acabe” entre outras chamadas. Ele funciona muito bem para o mercado de Varejo com nichos do setor de moda e bem usado por redes de super mercados.

A importância da linguagem corporal

Preste atenção em todo o contexto e não só na negociação. Fique atento à linguagem corporal, tom de voz, emoções. E, além disso, sorria! O ato de sorrir abre muitas portas e, também, a comunicação.

Elogie

O elogio no momento certo pode trazer o cliente para o seu lado e abrir possibilidades de vendas. 

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Cause uma boa impressão

Além dos elogios, causar uma boa impressão na hora de apresentar seus produtos e serviços pode abrir muitas portas com o cliente. E nessa questão você pode contar com a ajuda, por exemplo, dos aplicativos de catálogos digitais que categorizam seus itens de forma organizada para você fazer uma apresentação nota 10. Não se esqueça, o Mix Ativo está aqui para te ajudar nisso!

De olho nos pontos principais da conversa

Crie a rotina de anotar os principais pontos que ele compartilha com você, assim você terá bons argumentos para preparar um discurso de venda com base no que ele mesmo te passou.

Fique sempre por dentro das novidades

Bons profissionais estão sempre em busca das novas necessidades, novos desejos e sonhos de seus clientes, além de estarem sempre coletando informações para melhoria dos produtos e serviços prestados.

Entenda os motivos da compra e da não compra

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Procure sempre saber as razões pelas quais os clientes compram, não compram e, também, saber os motivos pelos quais ele se sente estimulado ou não no momento da negociação.

O que você está esperando para colocar em prática? Ter esse know-how é um dos passos para ter uma carreira de sucesso e se manter em um mercado cada vez mais competitivo, aproveite para usar o Marketing Digital para alavancar suas vendas e seu negócio!