Aplicativos para estudar online?

Publicidade


Quais são os melhores aplicativos para estudar online?


Publicidade

A pandemia de Covid-19 não é motivo para interromper as aulas ou não estudar. Escolas e alunos se uniram para não perder o ano escolar, de maneira que os aplicativos, disponibilizados na internet, são os grandes aliados para manter os estudos em dia.

As escolas de ensino fundamental e médio e os cursinhos, neste período de quarentena,  optaram pela continuação do ensino a distância para não prejudicar os estudantes, especialmente a galera que vai fazer o ENEM. 

E para isso, a tecnologia foi o mecanismo ideal para que o ensino online pudesse ser realizado. 

Se você se interessou, segue uma lista dos melhores aplicativos para estudar online. Confira:


Publicidade


. Google Classroom ou Sala de Aula do Google: é uma sala de aula virtual que pode ser criada pela instituição de ensino. Este aplicativo já era muito usado para complementar o ensino presencial e, agora, ele tem sido bastante útil para o estudo online. 

. O Discord é uma plataforma de comunicação. O app pode ser usado por alunos e professores, a fim de discutirem conteúdos das aulas ou responder às dúvidas. 


Publicidade

. Para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, o Geekie Games Enem é muito interessante. Com o app, o aluno tem à sua disposição listas de exercícios, simulados, planos de estudo e relatórios de desempenho. Além disso, o app é capaz de traçar o perfil do aluno e com as informações obtidas, o estudante encontra as melhores estratégias de estudo, de acordo com a sua necessidade.

. Criado pelo governo, o  Mecflix é um aplicativo de estudos feito especialmente para estudantes que precisam se preparar para o Enem ou vestibular. É uma plataforma de vídeos educativos, que trabalha com todas as disciplinas trabalhadas em sala de aula.

. O Evernote é bem parecido com um caderno virtual. O aplicativo oferece recursos que auxiliam o estudante a organizar tarefas e registrar conteúdos de aula, em diversos formatos. Com este aplicativo o aluno cria cadernos de anotações para diferentes matérias, além de poder também inserir arquivos e textos em PDF, slides, fotos, prints de tela e grava áudios.

. Bastante conhecido, o Duolingo é o app de idiomas. Com este aplicativo o estudante pode fazer cursos gratuitos de línguas estrangeiras. No idioma escolhido, o estudante terá atividades de tradução, escrita, fala e escuta. O curso é dividido em módulos que variam de acordo com o tema escolhido.

O ClassDojo é uma plataforma de comunicação escolar no qual professores, alunos e pais de alunos podem participar. O app pode ser usado diariamente para construir comunidades de sala de aula e, por meio de compartilhamentos de fotos, vídeos e mensagens, é possível efetivar a aprendizagem. 

É possível estudar pelo celular?

Em razão da pandemia e, consequentemente, do isolamento social e das escolas fechadas, o estudo em casa passou a ser a alternativa para que alunos não perdessem o ano escolar.

A partir deste momento, o celular deixou de cumprir sua função primeira e passou a ser o instrumento primordial para que os estudantes pudessem aprender o conteúdo, acompanhar aulas online, fazer exercícios, ou seja, o celular passou a ser ao mesmo tempo a sala de aula, o caderno e o livro do estudante.

Para muitos estudantes, essa nova forma de estudar exigiu esforço e dedicação. A aprendizagem online exige concentração e disciplina e, é claro, passar por um período de adaptação.


Publicidade

Para fazer um bom uso do celular como instrumento de aprendizagem, vamos aqui dar algumas dicas para orientar o aluno neste novo momento de aprendizagem. Acompanhe:

1. Desative as notificações das redes sociais: é completamente impossível assistir a uma aula, ler uma conteúdo  com aquele barulhinho da notificação ou aquelas curtas mensagens que aparecem. Se é ruim no momento de assistir a um filme, imagina na hora de estudar.

2. Estabeleça uma rotina: assim como a escola tem horário para entrar, fazer lanche e sair, a disciplina é primordial neste momento. Separe um tempo para estudar e outro para se distrair, esse cuidado é importante para a aprendizagem. 

3. Tenha uma boa conexão: nada pior do que uma conexão caindo ou lentidão para abrir arquivos mais pesados. O ideal é ter um bom plano para evitar esse tipo de chateação. 

4. Mantenha os arquivos na nuvem: use serviços como Dropbox, Google Drive e  iCloud para ter os arquivos salvos e com fácil acesso.  

5. Escolha um local tranquilo, sem barulho ou interrupções: além de aumentar a concentração, o estudante  apresentar mais produtividade na aprendizagem. 

Dica de estudar pelos aplicativos 

É inegável a força dos recursos digitais neste momento de pandemia. Todavia, pegar o celular ou assentar diante do PC e não ir direto às redes sociais ou ficar no bate-papo com amigos, em trocas de mensagens, é difícil para muitos alunos. 

Mas, a boa notícia é que os aplicativos são muito atraentes, têm músicas, cores, tudo para fazer com que o conhecimento ocorra de forma criativa e tranquila.

Assim, para complementar os conteúdos vistos nas aulas virtuais, fazer aquela bateria de exercícios ou reforçar algum conteúdo, os apps são excelentes. Além disso, há canais no YouTube, em portais dedicados à informação de que o estudante precisa, plataformas de educação e os aplicativos.

Agora, para você criar uma rotina bem legal de estudos e aproveitando que já está com o celular na mão, baixe um aplicativo para organizar seus estudos: o My Study Life. 

Na verdade, este aplicativo é uma agenda digital. Com ela, você tem a possibilidade de se organizar e organizar sua rotina de estudos. Com o My Study Life você pode

  • agendar provas,
  • saber os dias certos de entregas de trabalho, 
  • configurar lembretes personalizados. 

O My Study Life funciona como um mediador entre suas tarefas diárias  e seus compromissos como estudante. E o melhor, o aplicativo é em inglês, ou seja, você organiza seus estudos, se organiza e ainda aprende inglês.  

Mais dicas para alcançar eficiência e produtividade nos estudos? Veja só:

  • crie um cronograma de estudo: estabeleça um dia para cada conteúdo, para cada nova matéria e para os exercícios, 
  • planeje sua rotina: para isso faça uma lista dos compromissos diários e, da mesma forma, faça a distribuição do tempo,
  • trabalhe com planos, metas e prazos: estabeleça em quanto tempo você vai estudar determinado conteúdo, quanto tempo você leva para fazer exercícios do app etc. Esse tipo de “competição” vai te impulsionar a estudar cada vez mais. Além disso, participe de um grupos de estudos, baixe conteúdos em PDFs, ouça podcast. 

Naturalmente, você passará a sentir um grande prazer em estudar. E com o passar do tempo, você vai se tornar mais organizado(a), mais disciplinado(a) e muito mais atencioso(a). 

Se você gostou do nosso post, deixe seus comentários. Sua participação é muito importante pra gente. 

Até o próximo post.

Deixe um comentário

Aguarde, carregando

0